Arte de rua: no Chile o primeiro circuito de murais acessível a deficientes visuais

  • atualizado: 
murais

Tem o nome de 'Manos a la Pared', ou seja, mãos na parede, e é o primeiro circuito de murais para deficientes visuais inaugurado em Santiago do Chile com o objetivo de tornar a arte acessível a todos.

Trata-se de uma placa tátil com a descrição das obras em braile e um aplicativo eletrônico que permite às pessoas com deficiências o acesso aos seis murais instalados no Barrio Lastarria, uma das áreas mais turísticas de Santiago do Chile.

O circuito abrange vários locais e inclui obras como "O jogador Palín" de Francisco Maturana, "Ganza" de Javier Barriga e o "A debutante", do famoso artista chileno Roberto Matta, localizado no Museu de Artes Visuais (MAVI).

Em prática, de um lado do mural foi instalada uma parede tátil que representa uma tradução em escala do trabalho dos artistas, juntamente com uma descrição em braile.

A iniciativa "Manos a la Pared" rompe todos os obstáculos, e quem pensa que eles são uma ferramenta útil apenas para as pessoas com deficiência visual, está errado.

murals nao vidente 2

"Essas peças táteis nos permitem perceber o trabalho de um outro ponto de vista, porque é útil a todos, em poucas palavras dão a capacidade de ter uma perspectiva diferente da obra", diz Cecília Bravo, diretora executiva do MAVI.

murals nao vidente 3

murais nao vidente 4

No Chile, de acordo com um estudo nacional, 16,7% da população se encontra em uma situação de deficiência, ou seja, cerca de 2,8 milhões de pessoas. 47,3% deles declararam haver uma deficiência visual severa ou extrema. 

murais nao vidente 5

"As pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que os outros cidadãos, não só na superfície de trabalho, mas também sobre a cultura e os eventos da cidade", diz Javiera Pérez, do Serviço Nacional de Deficiência.

Muito bacana essa iniciativa. A arte transforma vidas!

Talvez te interesse ler também:

setaAPRENDER BRAILLE BRINCANDO: OS NOVOS "TIJOLOS" DA LEGO

seta

O ESTUDANTE QUE INVENTOU UM CARRINHO DE BEBÊ PARA AS MÃES COM DEFICIÊNCIA

seta

CONHEÇA A MAGIA DA ESCOLA DE BALÉ PARA DEFICIENTES VISUAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!