Solar Roadways: o projeto para substituir o asfalto por painéis fotovoltaicos


Deixar os asfaltos de lado para que sejam substituídos por painéis fotovoltaicos em todo o mundo. Esta é a ideia de Scott e Julie Brusaw. O casal já em 2010 tinha anunciado o projeto Solar Roadways que agora visa ir mais longe, com o objetivo de ser difundindo em todo o mundo, visto que, como protótipo de um estacionamento, mostrou-se totalmente funcional.

Por este motivo, o casal lançou a campanha em Indiegogo, confiando no crowdfunding a realização de seu sonho: garantir que as estradas de todo o mundo possam gerar luz graças às células fotovoltaicas nelas contidas e iluminá-las sem a necessidade de outras fontes de energia. As luzes da rua, sinais luminosos, e também as faixas poderiam ser alimentadas pelo sol.

Os primeiros resultados já foram atingidos. Os ensaios demonstraram que, apesar do pavimento ser feito com placas de vidro, que contêm as células, pode suportar cargas muito pesadas e proporciona uma boa aderência. Mas, para iniciar a produção e expandir globalmente seria necessário um monte de dinheiro: um milhão de dólares. Motivo pelo qual, o Solar Roadways precisa de um apoio maior do que os dois financiamentos anteriores que já obtiveram do US Federal Highway Administration nos Estados Unidos, para a pesquisa e o desenvolvimento do sistema.

Solar Roadways é um sistema modular composto de muitos pequenos hexágonos em cujos interiores existem três níveis: a camada inferior contém os componentes eletrônicos, a segunda contém LED, células solares e sensores e a última é uma espessa camada de vidro.

Mas a idéia do casal vai além das ruas e tem como objetivo trazer os painéis especiais para estacionamentos e calçadas, onde seja possível recarregar dispositivos eletrônicos. A lista de possíveis usos é vasta e inclui situações de habitação e de emergência. Os painéis seriam inclusive capazes de derreter o gelo e a neve. O sistema também pode ser usado para fornecer energia limpa em caso de catástrofes, como terremotos ou tsunamis. “Depois do terremoto no Haiti, nos perguntaram se poderíamos enviar alguns painéis. Infelizmente, nós não temos os produtos prontos.”

foto

foto

Solar Roadwyas utiliza materiais reciclados sempre que possível: “Nós fomos capazes de usar 10% de vidro reciclado na camada de base para o nosso protótipo de estacionamento e nós queremos trabalhar com os engenheiros para ter certeza de que muitos outros materiais reciclados possam ser inseridos em todas as fases da produção”.

A longo prazo, no entanto, o casal tem os olhos voltados para os carros elétricos, na esperança de que o seu sistema possa fazer o setor decolar. Os veículos ecológicos poderiam ser recarregados praticamente em qualquer lugar usando sempre energia limpa fornecida pelo sol, sem a necessidade de procurar pontos de recarga.

Fantástico, não é mesmo?

Fonte fotos: www.solarroadways.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...