Jim Bachor: o artista que tapa os buracos das ruas de Chicago fazendo mosaicos

im Bachor: o artista que tapa os buracos das ruas de Chicago

Os buracos nas ruas são um claro sinal de descuido e degradação urbana, além de serem perigosos para quem se desloca a pé, de bicicleta ou carro.

No mundo inteiro artistas vão fazendo o que podem para melhorarem a vida nas cidades em que vivem. Especificamente no quesito tapar buracos, em Londres, o artista Steve Wheen, conhecido como The Pothole Gardener, resolveu plantar minijardins com flores em buracos nas estradas e calçadas londrinas. Juliana Santacruz Herrera decidiu consertar os buracos das ruas de Paris, tricotando sobre eles.

Agora Jim Bachor, em Chicago, faz o mesmo: tapa buracos com arte. O artista da metrópole norte-americana decidiu transformar buracos em belos e inesperadas mosaicos. Cria verdadeiras peças de design que parecem vir diretamente da antiguidade. Muitos de seus trabalhos lembram a bandeira da cidade de Chicago.

Ali, as estradas e infra-estruturas da metrópole estão ameaçadas principalmente por invernos muito frios, onde há recordes de temperaturas baixas. As rachaduras e buracos no asfalto são perigosos para a segurança rodoviária tanto no transporte público como no privado. Mas Bachor está sempre pronto a intervir para tapá-los com seus lindos mosaicos. Se não fosse ele, por quanto tempo o cidadão deveria esperar para que a prefeitura local tomasse uma iniciativa?

Sabemos que o problema de buracos nas estradas é muito comum no Brasil e esta arte de rua especificamente seria triplamente válida: uma que embeleza a cidade, outra que faz uma crítica bela e sutil sobre a falta de reparação pública para os problemas estruturais e por fim, resolve o problema, consertando-o.

Seria precisamente esta a missão principal de quem decide consertar os buracos de uma maneira incomum. Transformando os holofotes sobre um problema cada vez mais desvalorizado pelas autoridades locais.

Mais uma vez, a arte entra a serviço da sociedade e dos próprios cidadãos para melhorar o bem-estar comum.

Simplesmente fantástico!

Gostou desse artista? Visite sua página clicando aqui.