Urban X Stitch: grafite em ponto cruz, as últimas tendências do Guerilla Knitting

Urban X Stitch

Tornar as cidades mais coloridas graças ao tricô e ao crochê, mas também ao ponto cruz. Nós já tínhamos falado sobre o Guerrilla Knitting e o Guerrilla Gardening, como fenômenos que nos últimos anos se tornaram populares na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Itália, com fins sociais e de lazer para melhorar o visual das cidades.

Agora um novo projeto vem da França. É o Urban X Stitch.

Podemos falar sobre Urban X Stitch como uma iniciativa que levou à criação do ponto cruz graffiti. Este grafite não é feito sobre as paredes dos edifícios ou nos vagões de trem, como nas formas clássicas de arte de rua (por vezes decorativas, outras como protesto), mas para tirar proveito das redes e cercas que existem em várias áreas da cidade, especialmente ao longo dos edifícios privados ou perto de parques públicos.

Os criadores do projeto, Vanessa e Stéphane, não se consideram verdadeiros artistas ou representantes de Street Art, mas são capazes de trazer inovação e cores em áreas urbanas cinzas de concreto e poluição. A idéia é usar o ponto cruz e adaptá-lo às dimensões muito maiores, para serem colocados nas cercas que encontramos facilmente em qualquer centro urbano.

Urban X Stitch tem como base a cidade de Lyon, mas esperamos que em breve o grafite ponto cruz possa se espalhar em outros lugares da França e do mundo.

Quando Vanessa e Stéphane se encontram para bordarem em um lugar adequado, os artistas começaram a trabalhar. E o trabalho geralmente só acaba depois de 5 horas mas, nada parece detê-los e os resultados maravilhosos são provas disso.

E então, pronto para redescobrir a arte do ponto cruz e imitá-los?

Fonte fotos: facebook.com