Esculturas feitas de árvores mortas: arte de rua

Escultura em árvore

Árvores nos dão sombra, refrescam e limpam o ar que respiramos nas cidades. Mas e se elas morrerem por doenças, por idade ou mesmo por acidentes?

Bom, muitas administrações decidem por cortar as árvores mortas existentes em espaços públicos por uma questão de segurança. Mas nem todas as árvores podem representar perigo aos cidadãos. E aí é que entra a arte para lhes dar uma segunda vida.

Vejamos alguns exemplos?

No parque Parque Orr em Montevallo, Alabama, Estados Unidos, existem mais de trinta árvores esculpidas por um artista local. Por que tantas árvores foram esculpidas ali? Porque em 1983, uma tempestade atingiu a cidade, danificando e matando várias árvores de cedro, entre outros prejuízos. A prefeitura da cidade queria remover as árvores mas o artista Tim Tingle teve uma ótima ideia se ofereceu para transformá-las em obras de arte. Hoje as árvores esculpidas são conhecidos como Tinglewood.

esculturas arvores 1

Outra história parecida aconteceu no Mississippi. Depois que o Furacão Katrina passou por ali em 2005 fazendo seus estragos, várias árvores foram esculpidas ao longo da Highway 90 em Biloxi, e hoje é um das atrações mais populares da cidade. O furacão acabou com diversas árvores deixando apenas os seus troncos que foram depois esculpidos por vários artistas. Existem hoje cerca de 50 esculturas em todo o Mississippi Gulf Coast que conta com a maior escultura da águia do mundo localizada no War Memorial Park.

esculturas arvores 2

No Texas, o furacão Ike atingiu a cidade de Galveston em 2008, causando uma inundação que matou milhares de árvores, mas algumas foram salvas graças ao esforço de alguns escultores locais. Ali hoje existem hoje mais de 35 esculturas de árvores.

escultura arvore 3

E olha essa história que legal: os moradores de Legerwood, na Tasmânia, Austrália, plantaram nove árvores em homenagem aos jovens que morreram durante a Primeira Guerra Mundial. Tempos depois as árvores foram declaradas um risco à segurança pública e foram cortadas, mas seus troncos foram preservados e esculpidos à imagem e semelhança de cada soldado.

escultura arvores 3

A foto de capa deste post são as esculturas feitas em carvalhos velhos no St. Simons Island, Geórgia, Estados Unidos. Os rostos foram feitos pelo artista local Keith Jennings em homenagem aos marinheiros que perderam suas vidas no mar.

Incrível como a arte é vida!

Outras localidades que possuem esculturas em árvores podem ser vistas aqui.

Leia também:

ESCULTURAS VERDES: 28 NOVAS CRIAÇÕES FANTÁSTICAS EM EXPOSIÇÃO EM ATLANTA

JASON TAYLOR E SUAS ESCULTURAS SUBMARINA

Fonte e fotos: amusingplanet