A street art que aparece somente nos dias de chuva


Não é possível mudar o tempo, mas é possível deixar alegre até mesmo um dia chuvoso e cinzento, levando um toque de cor para as ruas das cidades.

E é isto o que poderá acontecer em Seul, onde a estação das monções poderá ser combatida com a arte de rua graças ao Projeto Monsoon (#ProjectMonsoon), que reúne um grupo de artistas da Coreia do Sul com a Pantone Inc., a dona das tintas.

Durante três semanas, a cada ano, a cidade de Seoul se transforma: as monções varrem tudo, o ambiente torna-se escuro e cinza, as ruas ficam desoladas. Para remediar esta situação tão deprimente, o coletivo D&AD está propondo de colorir as ruas da capital sul-coreana com uma tinta especial que só aparece em contato com a água.

Praticamente, toda vez que chover, no asfalto começará a aparecer manchas coloridas. O resultado seria o que se vê nas fotos abaixo que são reproduções de como as ruas se transformariam, se a administração da cidade decidisse abraçar o projeto.

foto

foto

foto

A ideia dessa street art seria então a de modificar a percepção da temporada de monções, e seduzir os habitantes a não associarem necessariamente a estação chuvosa com um momento triste e acabado e sim, de lhe dar um novo olhar, positivo, e é claro, graças à cor.

Do azul ao amarelo, do vermelho para o verde, do laranja à púrpura, a abordagem parece vir da paleta de uma criança, também porque projeta imagens simples e lineares como tartarugas, baleias e peixes.

foto

foto

foto

Restaria saber se a tinta não é danosa ao ambiente para ficar à espera de que Seoul troque seus dias chuvosos por dias coloridos. Vai que a moda pega no mundo inteiro!

Leia também:

EM JERUSALÉM, PAPOULAS GIGANTES DÃO LUZ E SOMBRA À CIDADE SAGRADA

UM OÁSIS CRIADO EM CIMA DE UM ANTIGO LIXÃO: SUSTENTABILIDADE E TRABALHO DE COMUNIDADE

Fonte fotos: portfolios.saic.edu




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...