A arte de rua 2.0 de Philippe Echaroux

arte de rua de Philippe Echaroux

Em Marselha, na França, a arte de rua ganha uma nova dimensão com a “Arte de Rua 2.0”, um projeto do fotógrafo francês Philippe Echaroux, que combina a ideia de graffiti e pintura de luz, transformando cenários e paisagens quotidianos em obras de arte de rua temporárias.

Com um projetor ligado a um computador e um gerador portátil, Echaroux e sua pequena equipe têm projetado faces enormes em prédios, árvores, morros e paredões, iluminando a cidade com retratos efêmeros de celebridades como Zidane, que se juntou ao fotógrafo para o lançamento do projeto.

O conceito por trás do projeto começou com algo simples, de acordo com Echaroux. Fotógrafos estão sempre captando luz para fazer imagens. Ao explicar a “Arte de Rua 2.0”, Phillippe diz: “Meu objetivo, como fotógrafo, era devolver a luz que eu capturei todos os dias”. Dessa forma, o fotógrafo criou uma arte “real”, “palpável”, e não-destrutiva: “Na minha visão de arte de rua, quero produzir uma arte que não deixe rastros de sua passagem. Eu adoro o trabalho do Banksy e todo o estilo de grafitagem, mas não tenho vontade de fazer isso”.

Levou um ano para criar os vídeos e as instalações. A parte mais difícil foi aprender a projetar tanta luz com projetores e geradores.

Philippe Echaroux iniciou-se como fotógrafo apenas em 2007. Antes disso, praticou esportes radicais de alto nível, foi professor de crianças portadoras de necessidades especiais, e escreveu um livro buscando conciliar o mundo de sonhos e imaginação, “Petit Conte pour les Grands” (“Pequeno conto para os adultos”, em tradução livre).

Após iniciar-se no mundo da fotografia, Echaroux passou a ser festejado no âmbito da publicidade, tendo trabalhado com Adidas, Fiat, Lego e Twitter, dentre outras marcas.

O artista também compõe, e sua música “Get UP”, interpretada por Lyna, foi o primeiro lugar nas vendas da Virgin Music no fim do ano de 2009.

Fonte: Painting with Lights

Gostou? Para saber mais sobre o projeto clique aqui!