PCUP: o copo hi-tech e indestrutível que você leva aonde quiser para acabar com o lixo plástico


Um drink na rua, na praia, na praça…mas até nas festas e em alguns bares que, pronto, te oferecem tudo em copo de plástico descartável, ​​que se acumula feito praga e acaba indo parar, na melhor das hipóteses, no lixo, para depois esperar séculos para se decompor. Um verdadeiro estrago ambiental se pensarmos no quanto eles poluem. Mas uma solução inteligente foi pensada na Itália. Chama-se PCUP, um copo especial feito de silicone hi-tech.

Foram Lorenzo e Stefano, 27 anos, os idealizadores que tentaram substituir o copo de plástico descartável por um do tipo “usa e passa”, ou seja, como o antigo “retornável”.

O copo além de ser um objeto de design, é também um dispositivo de Internet of Things, capaz de interagir com o ambiente real e virtual que o circunda.

Como assim?

O PCUP é um copo de silicone indestrutível equipado com um chip na parte inferior e um aplicativo, que torna instantâneo o pagamento e o desconto pela sua restituição, agilizando as transações em dinheiro.

Além disso, aqui está a boa notícia, o copo inteligente é capaz de fornecer funções e conteúdos a serem descobertos e reinventados. Por exemplo, durante um concerto, você poderá receber uma faixa musical grátis por ter estado debaixo do palco do teu artista preferido, ou você pode receber informações e promoções sobre a programação de um festival, eventos e de lugares para continuar na night conforme o seu gosto.

pcup 2

E ainda não acabou. No copo você pode ler o “histórico” daqueles que o usaram antes de você, dos lugares onde estiveram e acima de tudo de quanto plástico a pessoa economizou ao ambiente.

O PCUP resolve um dos problemas de segurança relacionados ao uso do vidro e do plástico, especialmente em contextos lotados. Sendo feito de silicone macio, não é perigoso. Além disso, uma vez utilizado, você pode colocá-lo em sua bolsa, no seu bolso ou você pode prendê-lo ao cinto, evitando assim o tédio de ter que ficar segurando o copo na mão, como acontece normalmente.

Segundo seus criadores, este copo especial também é conveniente em termos econômicos: se começa a economizar após cerca de 40 usos em comparação ao uso do copo descartável clássico, considerando os custos de lavagem do PCUP, bem como os custos de transporte e descarte dos copos descartáveis.

pcup 3jpg

Os dois idealizadores já utilizaram o copo adicionando chip, logotipos e cores e ao mesmo tempo fizeram seus protótipos. Eles também foram à caça de fundos para concluírem a fase de pesquisa e desenvolvimento e produzir os copos em série, na Itália. E o objetivo econômico deles fora amplamente alcançado.

“A indestrutibilidade e resistência ao desgaste, a variedade de cores e personalização e recursos digitais, fazem do PCUP um produto ideal para grandes varejistas, especialmente em contextos onde o vidro é perigoso, como barcos, instalações desportivas, escolas, boates e assim por diante. Além disso, o vidro PCUP é uma opção interessante para aqueles que querem um serviço de copos originais e indestrutíveis para suas casas, capaz de sobreviverem à geração de crianças frenéticas, hóspedes desajeitados e máquinas de lavar louça ou para aqueles que querem carregar seu próprio para viajar ao redor do mundo, amassado na mochila ou em uma mala”, explicam os criadores.

Uma solução moderna, inteligente e amiga do ambiente. Tempos e custos ainda não foram divulgados, mas estamos ansiosos para ver o PCUP em bares e restaurantes em breve, e no mundo inteiro.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...