A torneira ecológica (e linda) que economiza água


Uma torneira ecológica com um design que permite a economia d’água, moldando o fluxo desta, e de uma forma artística. Esta torneira se chama Swirl e foi desenhada por um estudante do Royal College of Art em Londres.

A água da torneira se torna arte graças a um esquema de furos que permite ajustar o fluxo e a forma da água. Swirl recebeu o prêmio especial iF Haier 2014 para o melhor projeto apresentado por um estudante. 

Simin Qiu, que concebeu a ideia, não pensou apenas em um sistema que economizasse água, mas também no seu design. A economia d’água na utilização desta torneira é de 15%.

Na nova concepção, encontram-se uma turbina dupla incorporada à torneira, capaz de criar um vórtice de água natural sob a influência da gravidade. Tudo isso é combinado com os orifícios no bico da torneira, que com três estruturas diferentes, criam diferentes jogos de água. Em comparação com as torneiras habituais, Swirl não tem uma alavanca ou um cabo, mas um botão one-touch que ativa automaticamente o fluxo da água.

Torneira Swirl

Fluxo artístico da água

Fluxo artístico da água na torneira

Para obter um efeito semelhante em termos de economia, podemos instalar arejadores de torneira (aquela redinha que se coloca no bico da torneira) para diminuir o fluxo da água nas torneiras de nossas casas, ainda que sem obter o mesmo resultado artístico. Instalar os arejadores e não deixar a água correr desnecessariamente, pode ser uma boa ajuda na .

Leia também: Reutilizar 90% da água do banho com um sistema super simples

Fonte fotos: cnet.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...