Mapa para o consumo consciente liga pessoas, ideias, brechós e muito mais


A crise hídrica que vivemos ajudou a externar fatos importantes sobre a produção de todos os itens que compramos e consumimos. Praticamente tudo que existe para consumo e utilização humanas, exige o uso de água para sua confecção, inclusive obviamente a produção de alimentos. As pessoas sabem cada vez mais sobre a necessidade de não desperdiçar água e isso implica em praticar um consumo consciente, em comprar apenas o que é realmente preciso, em não desperdiçar comida, em reutilizar coisas, em reciclar materiais, enfim em respeitar os recursos naturais do planeta.

Por exemplo, para se confeccionar uma única calça jeans se gasta 10 mil litros de água. E não é somente a calça jeans. Seria muito mais simples e benéfico para o meio ambiente se pegássemos a imensa quantidade de calças jeans já existente no planeta e, ao invés de jogarmos fora, doássemos as peças para que outras pessoas possam utilizar, sem que mais 10 mil litros de água potável sejam desperdiçadas. Sem levarmos em consideração o trabalho escravo, a poluição das águas causada pelas tintas e outros materiais tóxicos usados na confeção de roupas.

Pensando nisso, e sem deixar o bom gosto de fora, nasceu o Roupa Livre. Criado por Mari Pelli, Elisa Dantas e Gabriela Mazepa, o movimento Roupa Livre nasceu para criar o consumo consciente. Para conectar iniciativas e pessoas que se propõem a praticar tudo isso através de: bate-papos, workshops, oficinas, bazares e o que mais desejarem.

E uma das características mais interessantes deste projeto é a facilidade e o número de informações para que as pessoas descubram como participar e adquirir produtos do Roupa Livre.

Até mesmo um mapa aberto foi criado para dar conhecimento e divulgar os locais existentes para doação de roupas, costureiras para fazer e ajustar roupas, cursos e locais para aprender, marcas e estilistas conscientes, brechós incríveis e diversas iniciativas e coletivos.

O mapa pode ser acessado diretamente pelo site do Roupa Livre e nele basta seguir o passo a passo instruído pela iniciativa.

Se as informações não forem suficientes, o site também disponibiliza um vídeo interativo mostrando exatamente como utilizar o Roupa Livre da melhor maneira.

Sabenos que comprar é uma tentação mas saber consumir é estar consciente do que existe por trás da moda e do consumo desenfreado capitalista. Participe e divulgue esta ideia.

Talvez te interesse ler também:

A SUSTENTABILIDADE NAS VITRINES BRASILEIRAS

CONHEÇA AS RAZÕES PARA COMPRAR EM BRECHÓS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...