Esqueça os celulares e olhe pela janela: um experimento nos ônibus de Amsterdam


Nos bondes (VLTs ou ônibus elétricos) em Amsterdam um jogo muito divertido está se espalhando e irá finalmente permitir que os passageiros tirem os olhos do celular, pelo menos por alguns momentos, e olhem pela janela afora para descobrirem que existe vida além do telefone.

Hoje em dia o que mais se vê nos meios de transportes públicos de todas as cidades é o povo grudado no telefone procurando Pokemon ou sei lá o quê. Que chatice! E a vida que corre lá fora? Em Amsterdam, ao menos tenta-se, recuperá-la.

A ideia nasceu graças a uma colaboração entre Daniel Disselkoen, artista interativo de Headmade, e o operador de transportes públicos de Amsterdam, GVB. O artista instalou centenas de pequenas criaturas nos ônibus elétricos da cidade para deixar as viagens nos transportes públicos mais divertidas.

Não nos esquecendo que a dependência de smartphones e tablets está se tornando um verdadeiro alarme para crianças e adolescentes, e que seria melhor dar lugar a passatempos mais saudáveis, essa ideia é fantástica.

Leia mais: CRIANÇAS BRINCAM LIVREMENTE CADA VEZ MENOS

Como funciona o jogo?

É realmente muito simples. Quem entrar nos ônibus de Amsterdam e quiser entrar no jogo deve simplesmente seguir as instruções contidas nos assentos, fechar um olho e tentar avistar o maior número possível de pessoas com o olhar fixo em uma das criaturas coloridas. O jogo começa de novo a cada paragem do elétrico.

experimento ônibus amsterdam 2

Os criadores do jogo falam de uma “realidade aumentada” e convidam todos a esquecer o telefone, pelo menos, durante a viagem, para experimentarem um jogo simples de baixa tecnologia.

É verdade que para muitos, a viagem de ônibus para o trabalho ou para escola pode ser chata e eis que jogam ou navegam com o smartphone, para passarem o tempo, mas o artista Headmade quer oferecer uma alternativa para aqueles que querem experimentar relaxar um pouco mais saudavelmente.

experimento ônibus amsterdam

As criaturinhas fantásticas que fazem parte do jogo foram coladas nas janelas dos ônibus em forma de adesivos. O olhar é dirigido para a boca do monstrinho com a intenção de “capturar” de relance possíveis transeuntes.

O resultado do jogo pode ser condividido no Twitter com a hashtag #GVBestje.

Para entender melhor como funciona assista ao vídeo abaixo:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...