Em Madri o jardim cresce em cima do ônubus (e reduz a poluição)


Para combater a poluição da capital espanhola e reduzir as emissões de C02, os ônibus terão telhados verdes.

Tudo faz parte do projeto-piloto “Muevete en verde“, patrocinado pela Fundación Cotec e desenvolvido em colaboração com a prefeitura da cidade, que visa melhorar a qualidade do ar, tornando Madrid mais habitável.

Na prática, tal como já tinha acontecido em Nova York em 2011, os tetos dos ônibus das linhas 27 e 34 que passam pelas áreas mais movimentadas e poluídas de Madrid, serão transformados em jardins suspensos.

onibus teto verde 2

Os tetos verdes serão monitorados através de um sistema de irrigação automática que não provoca desperdício d’água. A ideia é da empresa PhytoKinetic que, através da utilização de um material usado no cultivo hidropônico, é capaz de recuperar a água do ar condicionado do ônibus para regar o teto-jardim.

“Cada jardim será formado por telas metálicas e materiais sustentáveis ​​que podem suportar o movimento e sem perder água”, explica José Antonio Antona, gerente de projeto.

onibus teto verde 3

Cada jardim tem um custo de 2.500 euros e vai ajudar a absorver os poluentes de C02 da atmosfera além de melhorar a temperatura durante os dias de verão dentro do próprio ônibus e, como resultado, irá se gastar menos com o funcionamento do ar condicionado.

Em suma, um excelente investimento e uma grande economia a longo prazo.

Leia mais sobre mobilidade urbana:

EM FLORIANÓPOLIS: PONTO DE ÔNIBUS SUSTENTÁVEL, HIGH TECH, COM ENERGIA SOLAR E TELHADO VERDE

PARIS TEM MICRO-ÔNIBUS ELÉTRICO E SEM MOTORISTA

OS VEÍCULOS DO FUTURO: MOBILIDADE AUTÔNOMA, ZERO EMISSÃO E CONEXÃO INTERNET




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...