Em Florianópolis: ponto de ônibus sustentável, high tech, com energia solar e telhado verde

No último dia 8 de dezembro, terça-feira, o Núcleo de Paisagismo Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) premiou a cidade de Florianópolis com uma parada de ônibus totalmente sustentável. Localizada na Agronômica, rua Rui Barbosa, em frente à Casa do Governador e ao ProMenor, sentido Centro da cidade, o ponto conta com tecnologia de ponta e completamente sustentável.

Estrutura e Benefícios

O ponto de ônibus sustentável conta com vários aspectos positivos para o meio ambiente e também para os usuários, e a lista de benefícios é grande:

* Estrutura em aço - material 100% reciclável;
* Paineis fotovoltaicos - este modelo de parada consome a energia gerada pelo Sol, não sendo ligada a rede elétrica pública; para a sua iluminação, irrigação do telhado vivo e carregar os celulares;
* Lâmpadas LED (Light Emitting Diode / Diodo emissor de luz) - ilumina mais e consome menos, longa vida útil, não emitem radiação UV (ultra-violeta) nem IR (infra-vermelho);
* Entrada USB para recarregar o celular;
* Telhado verde - o telhado vivo proporciona conforto térmico aos usuários, aumenta a área verde e proporciona beleza e bem-estar;
* Irrigação autônoma - a irrigação do telhado verde é 100% feita pela reutilização da água da chuva;
* Chapas de MPS (Madeira Plástica Sustentável) - material 100% feito de plástico reciclado e utilizando mão de obra carcerária;
* Banco de madeira plástica - material 100% plástico reciclado;
* Acessibilidade - vaga exclusiva para portadores de deficiência

Um ponto de ônibus comum, segundo a prefeitura de Florianópolis, consome dos cofres públicos entre 10 e 12 mil reais. E, com tanto a oferecer, fica claro que a ACIF e as empresas responsáveis pelo ponto tiveram de gastar uma boa soma para sua realização, entretanto, não foi divulgado o valor total do projeto.

Mais benefícios no futuro

Se a lista acima já não for bastasse, há previsão de realizar mais instalações neste ponto sustentável, e provavelmente nos próximos que surgirem.

São eles:

Bicicletários: as paradas de ônibus que se localizarão próximo ao terminal e a ciclovia terão um bicicletário;

Instalação de um painel que irá fornecer informações sobre as linhas de ônibus que passam pela parada, com os horários das próximas chegadas.

São estas as iniciativas que ajudam a transformar o transporte público em um serviço eficiente que possa resolver o problema da caótica mobilidade urbana e reduzir as emissões de CO2 nas grandes cidades, causadas pela queima de combustíveis fósseis.

Com pontos de ônibus assim, a probabilidade de deixar o carro em casa é bem maior :)

Leia também:

ÁUSTRIA: OS EXTRAORDINÁRIOS PONTOS DE ÔNIBUS EM KRUMBACH

KUTSUPLUS: UM MICROÔNIBUS PÚBLICO QUE FUNCIONA COMO UM TÁXI

Fonte e fotos: Acif