Kutsuplus: um microônibus público que funciona como um táxi

Kutsuplus: um microônibus público

Chega em Helsínque, capital da Finlândia, Kutsuplus, um cruzamento estranho entre um ônibus público e um táxi. É um microônibus de 9 lugares que vem te buscar em casa e te deixa onde você quiser, com a diferença que a viagem é compartilhada com outros passageiros.

Os países do Norte da Europa estão sempre na vanguarda da experimentação de novas soluções de transporte público, para reduzir o tráfego e a poluição atmosférica nas cidades. Kutsuplus, no entanto, vai ainda mais longe, porque possui a conveniência de um táxi clássico.

O sistema é muito simples: um site e um aplicativo que podem ser utilizados em qualquer smatphone. A área coberta pelo serviço tem vários pontos de parada do microônibus. O usuário escolhe onde e a que horas quer pegar o microônibus e informa pelo smartphone. Na hora e local informados o microônibus o irá buscá-lo.

Da mesma forma que se reserva o ponto da ida, se reserva o da volta ou, com maior conforto ainda, é possível informar um endereço específico que esteja entre dois pontos de parada do microônibus. A reserva é paga antecipadamente com cartão.

autobus islanda

Quanto custa? Não pouco por ser um ônibus, o justo comparado a um táxi: 3,5 euros a chamada e 45 centavos para cada quilometro rodado. E quando o usuário desce do Kutsuplus o aplicativo continua fornecendo informações para se chegar a pé ao seu destino final.

É interessante como serviço de transporte público até porque paga-se com um cartão pré-pago, colegado ao smartphone, que não sendo nominal, possibilita o empréstimo do cartão à algum amigo ou parente, ou ainda, fazer uma quantidade de cartões para distribuir aos dependentes de uma empresa para locomoções de trabalho.