Uma cidade na Romênia onde quem lê não paga o ônibus

Promover a leitura recompensando quem lê (e não criticando aqueles que não leem). Esta é a ideia que levou a cidade romena de Cluj-Napoca a lançar a iniciativa Travel by book, permitindo por alguns dias, que quem levasse consigo um livro para ler, não pagasse os ônibus locais.

A iniciativa aconteceu graças à intuição de um cidadão amante da leitura, Victor Miron, que propôs ao prefeito da cidade, Emil Bloc, a concessão de transporte gratuito aos leitores de livros.

Assim, de 04 a 07 de junho passado, após um ano de esforço, o ponto de partida de Miron finalmente se tornou realidade: aqueles que liam um livro poderiam desfrutar do uso gratuito dos transportes públicos em Cluj-Napoca.

O prefeito teve sua página no Facebook cheia de elogios e feedbacks muito positivos sobre a iniciativa.

Miron aproveitou o sucesso do seu feito e lançou, juntamente com alguns amigos, a campanha Bookface, que dá descontos em livrarias e outras lojas locais, àqueles que se retratassem com um livro em sua imagem de perfil no Facebook.

O objetivo do Miron e seus parceiros agora, é convencer ninguém mais ninguém menos que Mark Zuckerberg a aderir ao Bookface, postando uma foto sua com um livro em sua imagem de perfil. Será que eles conseguirão?

Leia também: SEM FUNCIONÁRIOS E SEM CAIXA: A LIVRARIA DA HONESTIDADE EXISTE

Fonte e fotos: boredpanda.com