Bio-Bus: na Inglaterra um ônibus movido a lixo e excrementos


Movido pelo resíduo humano, não apenas o lixo alimentar mas também as fezes. Nem adianta torcer o nariz, na Inglaterra, especificamente em Bristol, começou a circular o Bio-Bus, um veículo movido pelo resíduo humano. Há espaço para 40 pessoas a bordo, vamos embarcar?

Qualquer ironia e piada sobre o cheiro ruim que sai do escapamento é supérfluo, uma vez que os carros movidos a gasolina emitem cheiros muito prejudiciais. Segunda-feira, 24, o ônibus A4 (Bristol Airport Service) foi de Bath para Bristol usando apenas o seu combustível especial.

Como é que isso funciona? O Bio-Bus opera utilizando o biogás gerado no tratamento de esgoto e de resíduos alimentares impróprios para o consumo humano, e ajuda a melhorar a qualidade do ar urbano, porque emite menos gás carbônico do que os veículos movidos a diesel.

O ônibus pode viajar 300 km com o tanque cheio de gás gerado em Bristol na estação de tratamento operada pela Geneco, filial da Wessex Water.

“Até 10.000 passageiros poderão viajar no A4 durante o período experimental de quatro semanas, que está disponível não só para ir ao aeroporto, mas também para os locais ao longo do caminho: Saltford, Keynsham, Brislington, Knowle e Hengrove”, explica Collin Field, diretor do Bath Bus Company.

Na verdade, este não é o primeiro sistema concebido para ser alimentado com excrementos do nosso corpo. Ja há alguns anos, trabalha-se para obter a partir da urina, combustível para foguetes e outros veículos espaciais, mas também para veículos automotivos para que possamos substituir a poluente gasolina.

Leia também:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...