Os veículos do futuro: mobilidade autônoma, zero emissão e conexão internet


Em muitos filmes de ficção científica vemos carros voando pelas cidades. Mas como será que esses “veículos do futuro” funcionariam na vida real?

A BMW, em comemoração pelo seu centenário, lançou um modelo de veículo futurista para os próximos cem anos: o Next 100.

O Next 100 é um veículo sustentável que funciona com condução autônoma. Mas o que isso quer dizer na prática?

1. Condução autônoma

No modo Ease (totalmente automático), um copiloto com inteligência sensorial e digital ligada em rede (internet), assume todas as funções da condução, tornando-a muito mais segura. Além disso, esse piloto diferenciado informa os passageiros sobre informações relevantes acerca do trajeto, tais como condições da estrada e o desempenho do veículo.

Ao condutor, basta relaxar e aproveitar a viagem.

2. Sustentabilidade

O Next 100 tem cavas de eixo dinâmicas, que reduzem a resistência ao vento e diminuem o consumo de energia. Na curva, movem-se em sincronia com as rodas.

No interior, o veículo é revestido de mono-materiais impressos, que permitem a impressão direta na pintura. Isso facilita a reciclagem e uma utilização mais eficiente dos materiais.

3. Motocicletas do futuro: adeus capacetes

vision next 100

A BMW também pensou em quem gosta de duas rodas. Trata-se da Vision Next 100, uma homenagem à primeira motocicleta BMW, a R32, de 1923. Ela conta com um mecanismo chamado Autoequilíbrio, que possibilita a qualquer pessoa, mesmo sem nunca ter pilotado uma moto, guiar o modelo.

Um sistema de segurança também está disponível na moto, que antecipa as situações de perigo para alertar o condutor sobre a necessidade de intervenção. Com esse dispositivo, não serão mais necessários capacetes nem roupas de proteção para os motociclistas, já que também vai equilibrar automaticamente a motocicleta, seja em movimento, seja parada.

A moto do futuro além de ser super segura é também zero emissões: uma unidade motriz zero-emissões encontra-se em seu motor boxer, a característica marcante da BMW.

O futuro promete

Os projetos da BMW parecem desenhos de um filme de ficção científica mas na verdade muitas das características propostas já estão a caminho. A Nissan acredita que em 2020 os carros já dirigirão sozinhos. Motores zero emissões também são já uma realidade. Leia mais nos textos abaixo indicados.

O futuro promete: veículos super seguros e que não poluem!

Especialmente indicado para você:

A MOTO ELÉTRICA QUE REVOLUCIONA O MUNDO DAS DUAS RODAS

ICAR: O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO COM CONDUÇÃO AUTOMÁTICA

SORA-E: PRIMEIRO AVIÃO ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA

TOYOTA ACREDITA NO FIM DOS CARROS MOVIDOS A COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...