Primeira bicicleta ecológica, feita de plástico reciclado, é inventada no Brasil

  • atualizado: 
Muzzicycle

O plástico leva 400 anos para se decompor e, segundo a ONU, a poluição causada pelo descarte do plástico é um dos grandes desafios da atualidade.

A cada ano, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartados na Natureza, impactando de forma prejudicial o meio ambiente, por isso, a criação de uma bicicleta ecológica feita com plástico reciclado, derivado do reaproveitamento de garrafas PET, embalagens de produtos de higiene e outros tipos de plásticos como polipropileno, nylon e peças de geladeira, vem para reduzir esse descarte.

O inventor dessa façanha é o artista plástico e engenheiro mecânico uruguaio Juan Muzzi, que vive no Brasil ha quase 50 anos, ele é dono da patente da primeira bicicleta do mundo feita com plástico reciclado, desenvolvida e fabricada em São Paulo, resultado de 14 anos (1998-2012) de pesquisas desenvolvimento, testes e aprimoramento.

Conheça esse empresário neste vídeo publicado no canal RIT Notícias.

Atualmente, a empresa de Juan Muzzi, a MuzziCycle, fabrica dez mil unidades da bike de plástico reciclado por mês, e com a demanda de compradores aumentando cada vez mais, até a nível mundial.

O interesse do mercado consumidor é tanto, que Juan Muzzi pretende aumentar e expandir a produção.

Outro projeto sustentável que esse empresário planeja desenvolver é a cadeira de rodas feita com plástico reciclado, para que os deficientes físicos paguem somente pela matéria-prima, oriunda de ONGs que recolhem e armazenam materiais de sucata. Dessa forma, além de se preservar o meio ambiente, irá gerar renda para os catadores, trazendo vantagens e benefícios para todos os envolvidos.

E por falar em vantagens, ter uma bicicleta ecológica oferece várias, pois, é um produto que não enferruja, não precisa de amortecedor e é mais leve e dinâmica, além de ser produzido de forma sustentável.

Essa bicicleta é a prova que a criatividade e a dedicação podem transformar o lixo em produtos úteis para nosso dia a dia, ajudando diminuir a poluição na Natureza e a evitar que cerca de 100 mil animais marinhos morram todos os anos, por conta do descarte de plástico que vai parar nos mares e oceanos.

E cada um de nós pode fazer a sua parte preferindo materiais recicláveis ou reaproveitados, parando de utilizar produtos descartáveis de plástico, optando por substitutivos ecológicos e reutilizáveis e, na medida do possível, parando de utilizar produtos feitos de plástico ou embalados em plásticos.

Se essas medidas não forem tomadas, a previsão é de que em até 2050, a quantidade de plástico nos oceanos será maior que a de peixes.

Ainda é tempo de mudar essa realidade!

Talvez te interesse ler também:

AO QUE PARECE... A BICICLETA ELÉTRICA DA TESLA ESTÁ CHEGANDO!

A PRIMEIRA CICLOVIA DO MUNDO FEITA DE PLÁSTICO RECICLADO DO LIXO

ESTA EMPRESA PAGA DE 5 A 10 DÓLARES POR DIA PARA SEUS FUNCIONÁRIOS IREM DE BICI AO TRABALHO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!