Na Polônia uma fantástica, linda!, ciclovia iluminada


A Polônia é lar de algumas das cidades mais amigáveis para os ciclistas ​​e daqueles que querem se locomover pedalando. E propriamente ali nasce uma ciclovia que se acende quando a noite cai.

A ciclovia fica perto da cidade de Lidzbark Warminski, na região de Mazury. Atualmente está disponível um caminho de 100 metros para os ciclistas pedalarem em maior segurança com a ajuda da iluminação. A criação é obra do instituto TPA Instytut Badan Technicznych.

O percurso se ilumina à noite, após o por do sol, graças a um material especial que se recarrega durante o dia com a luz solar e, posteriormente, emite luz quando a escuridão cai. A cor azul foi escolhida pelos autores do projeto porque, na opinião deles, combinava muito bem com o ambiente circundante.

ciclovia luminosa 2

O material utilizado para criar o caminho iluminado é de origem sintética e pode emitir luz durante mais de 10 horas. Por conseguinte, pode ficar iluminado durante toda a noite e recarregar-se imediatamente depois durante o dia, absorvendo os raios solares.

ciclovia lumninosa 3

Os engenheiros poloneses se inspiraram em um projeto semelhante que já existe na Holanda, conhecido como Starry Night Bike Lane, do qual falamos aqui no GreenMe:

Leia aqui: HOLANDA: A CICLOVIA QUE BRILHA NO ESCURO INSPIRADA EM VAN GOGH

No entanto, estes dois percursos, holandês e polaco, são bastante diferentes um do outro. Na Holanda a pista é iluminada por luzes LED enquanto o projeto da Polônia explora somente a luz do sol, sem qualquer outra ajuda adicional, pois fora criado tendo em mente a sustentabilidade como premissa.

Para entender como a nova ciclovia brilha no escuro, assistir ao vídeo abaixo. Fantástico! Lindo!

Leia mais sobre bicicletas:

“VALE TRANSPORTE” DO CICLISTA: PAULISTANOS RECEBERÃO INCENTIVO POR IREM DE BIKE AO TRABALHO

CORAÇÃO E BICICLETA: INCOR-USP BUSCA VOLUNTÁRIOS PARA O PROJETO PEDAL

20 RAZÕES QUE FARÃO VOCÊ QUERER ANDAR DE BICICLETA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...