“Vale transporte” do ciclista: paulistanos receberão incentivo por irem de bike ao trabalho


Você já imaginou se existisse um projeto que, além de incentivar a população a cuidar do meio ambiente, ainda desse uma ajuda de custo para isso?

Pois é, ele existe e é aqui no Brasil, mais exatamente em São Paulo, uma das cidades mais poluentes do país. Este ano, as discussões do Projeto de Lei 147/2016 transformaram-se, no dia 21 de setembro, na Lei 16.547/2016, que institui o Programa Bike SP no município. Uma das medidas implementadas pela lei para incentivar a população da capital paulista a usar a bicicleta no dia a dia é o vale-transporte para ciclistas.

O objetivo da medida é fazer com que o paulistano reconheça a importância da bicicleta como veículo de transporte. Basicamente, a medida estende o subsídio do vale-transporte ao trabalhador ciclista. Na opinião do vereador José Police Neto (PSD), autor do PL 147/2016, essa equiparação é fundamental: “O esforço que estamos fazendo é para equiparar. Para isso, R$ 50 no bilhete, no crédito concedido, e uma variável por quilômetro rodado, isso para que você incentive o ciclista. Esses recursos são os mesmos utilizados para o subsídio e virão daquilo que a gente criou no Plano Diretor, que é recurso do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), que passa a reconhecer a bicicleta como uma das modalidades que você tem que ter incentivo público“.

A Prefeitura de São Paulo também vai conceder benefícios aos empregadores que incentivem o uso de bike, como a criação de estacionamentos, armários e vestiários adequados para quem usar o transporte para trabalhar. Segundo Neto, “O PL também inova dando benefício para o empregador. Benefícios naquilo que é o IPTU que ele paga, então, nós estamos trabalhando com o empregador e com o trabalhador”, enfatizou o vereador ao site da Câmara de Vereadores de São Paulo.

O projeto é de responsabilidade não apenas da Secretaria de Transporte, mas também da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, mostrando a importância de ações coordenadas que priorizem o meio ambiente através de um sistema de transporte organizado em prol da cidade.

Não apenas o meio ambiente agradece, já que menos veículos poluentes vão transitar por São Paulo, mas o cotidiano das pessoas se torna mais agradável com a prática de uma atividade saudável, nada estressante e que contribui para a mobilidade na cidade. Bike é mais saúde em todos os sentidos!

Especialmente indicado para você:

10.000 FRANCESES SÃO PAGOS PARA IREM AO TRABALHO DE BICICLETA

MILÃO PODERÁ PAGAR À QUEM FOR DE BIKE AO TRABALHO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...