"Vale transporte" do ciclista: paulistanos receberão incentivo por irem de bike ao trabalho

  • atualizado: 
bike-sp

Você já imaginou se existisse um projeto que, além de incentivar a população a cuidar do meio ambiente, ainda desse uma ajuda de custo para isso?

Pois é, ele existe e é aqui no Brasil, mais exatamente em São Paulo, uma das cidades mais poluentes do país. Este ano, as discussões do Projeto de Lei 147/2016 transformaram-se, no dia 21 de setembro, na Lei 16.547/2016, que institui o Programa Bike SP no município. Uma das medidas implementadas pela lei para incentivar a população da capital paulista a usar a bicicleta no dia a dia é o vale-transporte para ciclistas.

O objetivo da medida é fazer com que o paulistano reconheça a importância da bicicleta como veículo de transporte. Basicamente, a medida estende o subsídio do vale-transporte ao trabalhador ciclista. Na opinião do vereador José Police Neto (PSD), autor do PL 147/2016, essa equiparação é fundamental: “O esforço que estamos fazendo é para equiparar. Para isso, R$ 50 no bilhete, no crédito concedido, e uma variável por quilômetro rodado, isso para que você incentive o ciclista. Esses recursos são os mesmos utilizados para o subsídio e virão daquilo que a gente criou no Plano Diretor, que é recurso do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), que passa a reconhecer a bicicleta como uma das modalidades que você tem que ter incentivo público”.

A Prefeitura de São Paulo também vai conceder benefícios aos empregadores que incentivem o uso de bike, como a criação de estacionamentos, armários e vestiários adequados para quem usar o transporte para trabalhar. Segundo Neto, “O PL também inova dando benefício para o empregador. Benefícios naquilo que é o IPTU que ele paga, então, nós estamos trabalhando com o empregador e com o trabalhador”, enfatizou o vereador ao site da Câmara de Vereadores de São Paulo.

O projeto é de responsabilidade não apenas da Secretaria de Transporte, mas também da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, mostrando a importância de ações coordenadas que priorizem o meio ambiente através de um sistema de transporte organizado em prol da cidade.

Não apenas o meio ambiente agradece, já que menos veículos poluentes vão transitar por São Paulo, mas o cotidiano das pessoas se torna mais agradável com a prática de uma atividade saudável, nada estressante e que contribui para a mobilidade na cidade. Bike é mais saúde em todos os sentidos!

Especialmente indicado para você:

10.000 FRANCESES SÃO PAGOS PARA IREM AO TRABALHO DE BICICLETA

MILÃO PODERÁ PAGAR À QUEM FOR DE BIKE AO TRABALHO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!