Inaugurada a ciclovia da Avenida Paulista


Foi inaugurada ontem a ciclovia da Avenida Paulista. As ciclovias têm sido uma das marcas do mandato do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a colocação da ciclovia no principal cartão postal e polo financeiro da maior cidade do Brasil, gerou muitas dores de cabeça para o prefeito, mas, ao que tudo indica, valerá e muito a pena. Mesmo com grande oposição, o fato é que São Paulo se junta às principais cidades do mundo, e sua correta política de urbanismo e mobilidade mais compatíveis com os princípios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

E não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde dos praticantes de ciclismo. Publicamos recentemente um artigo informando que grande parte da população brasileira tornar-se sedentária antes mesmo dos 34 anos. A dependência do carro para ir até a padaria da esquina, sem dúvida, contribui para esse cenário.

Agora a expectativa é de que a ciclovia da Avenida Paulista, com 2,7 km de extensão ao custo de 80 milhões de reais, se torne um símbolo para conquistar a adesão de mais pessoas sobre o uso da bicicleta e, quem sabe, silenciar os críticos de uma vez.

Fechando a Avenida Paulista para o público

Por incrível que pareça, a inauguração da ciclovia ficou em segundo plano para a maioria das pessoas que lotaram a Avenida Paulista no domingo. Isso porque a prefeitura testou pela primeira vez um projeto que estuda fechar a avenida aos domingos para carros e deixa-la somente para uso do público a pé ou de bicicleta, skate, patins e outros.

A ação foi um sucesso e ganhou força entre os paulistanos. Mesmo as críticas sobre o fato de que o local é importante para o trafego de veículos e ponto de acesso a hospitais, não foram suficientes para manchar o teste, já que a Companhia Estadual de Trânsito (CET), realizou um ótimo trabalho redirecionando os veículos e conduzindo os pacientes aos hospitais locais.

Como resultado, milhares de pessoas se reuniram na Paulista para caminhar, passear, jogar ping-pong e até realizar um piquenique nas calçadas da avenida.

Uma verdadeira praia de paulista!

Linda São Paulo!

Leia também: São Paulo tem frota de ônibus não poluentes

Fonte foto: fotospublicas.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...