Ranking das 20 melhores cidades para os ciclistas


Quais são as 20 cidades do mundo mais amigas dos ciclistas? Acaba de ser publicado o Copenhagenize Index of Bicycle Friendly Cities 2015. O ranking começou a ser feito em 2011, considerando 80 cidades. Em 2015, 122 cidade foram avaliadas, com populações acima de 600.000 habitantes.

Pela primeira vez desde 2011, o primeiro lugar no ranking ficou para Copenhague, superando Amsterdam. 

O ranking é baseado em uma pontuação de 0 a 4 para cada uma das 13 categorias, incluindo a defesa, a cultura, a infra-estrutura, os programas de compartilhamento de bicicletas, a política, a percepção de segurança, a moderação no tráfego e o planejamento urbano.

Este ano, Copenhague, cidade símbolo da bicicleta, ganhou alguns pontos em comparação à Amsterdam. Evidentemente, Copenhague está realmente investindo para melhorar as condições de trânsito para os ciclistas. A capital dinamarquesa manteve-se consistente em seus investimentos na bike como principal meio de transporte e no compromisso de trazer a mobilidade sustentável para um nível alto.

Amsterdam, teria apostado tudo na manutenção do status quo, sem ter pensado em uma melhoria real, e por isso este ano não conseguiu chegar ao primeiro lugar, ainda que seja uma cidade muito adequada para os moradores e para os turistas que optam pela bicicleta.

Quanto à América do Norte, a novidade é que no Top 20 houve algumas alterações. Montreal caiu de 13º para o 20º lugar. Minneapolis entra pela primeira vez no ranking, em 18º lugar. Entre as cidades europeias nas melhores posições estão Dublin, Barcelona e Berlim.

Brasil: Rio de Janeiro, única cidade brasileira presente na lista em 2011 (18ª posição), subiu duas posições em 2013, desaparecendo da lista em 2015. Alguém tem ideia do que teria acontecido? 

1) Copenhague

2) Amsterdam

3) Utrecht

4) Estrasburgo

5) Eindhoven

6) Malmo

7) Nantes

8) Bordeaux

9) Antuérpia

10) Sevilha

11) Barcelona

12) Berlim

13) Ljubljana

14) Buenos Aires

15) Dublin

16) Viena

17) Paris

18) Minneapolis

19) Hamburgo

20) Montreal

Consulte aqui a classificação completa das cidades mais amigas da bike.

Leia também: Bamboo Bike: na África a pobreza se combate com bicicletas de bambu




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...