Em Londres uma superciclovia nunca antes vista


Várias vias expressas dedicadas exclusivamente às bicicletas. O “okay” final para o projeto poderá chegar no próximo 04 de fevereiro, mas o prefeito Boris Johnson já apoiou o projeto para a construção da Cycle Superhighways. Em 2016, em Londres poderão surgir ruas para uso exclusivo dos pedais. Não é uma simples ciclovia, como estamos acostumados a pensar, mas um percurso capilar isolado que permitirá aos ciclistas se moverem com segurança pela cidade, de norte a sul, de leste a oeste.

O projeto consiste na construção de uma pista completamente separada das pistas onde circulam os veículos a motor, que corre ao longo das vias principais. Isto evitaria acidentes e permitiria aos ciclistas se moverem verdadeiramente com segurança.

“Andar de bicicleta é agora claramente uma opção de transporte importante em Londres, com mais de 170 mil percursos feitos para o centro da cidade todo dia”, disse Peter Hendy da Transport for London. “Esses projetos ajudarão a transformar Londres em uma cidade para a bicicleta, mais segura e aberta a um número crescente de pessoas.”

De acordo com o The Guardian, o projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla, que pretende tornar a cidade totalmente adequada para os ciclistas a um custo de cerca de um bilhão de dólares (£ 90.000) ao longo dos próximos 10 anos.

Outras ciclovias já foram construídas em Londres nos últimos anos, mas algo desta magnitude, em um ambiente urbano, é sem precedentes, como aponta Peter Walker, no The Guardian: “O efeito é humanizante, civilizante, relaxante, adorável. Imediatamente deixa a cidade mais atraente”.

Projeto de superciclovia em Londres

O percurso será mais um passo para deixar cada vez menos congestionadas as ruas de Londres. Doze anos atrás, a cidade implementou uma ferramenta para reduzir o congestionamento em algumas áreas, aplicando uma taxa de acesso. Agora, assegurar o uso da bicicleta a mais pessoas “reduzirá a pressão sobre as ruas, ônibus e ferrovias, para reduzir a poluição e melhorar a vida de todos”, disse o prefeito Johnson ao London24.

A proposta está aguardando a aprovação da Transport for London. A resposta poderá chegar em uma reunião no dia 4 de fevereiro. Se for dada a luz verde, a construção terá início em abril e a superciclovia, uma verdadeira via expressa ciclável, será aberta na primavera de 2016.

Leia também: Holanda: a ciclovia que brilha no escuro inspirada em Van Gogh

Fonte fotos: london24.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...