Smart Bicycle: a bicicleta com um radar que vibra quando detecta obstáculos


Na Holanda, chega o primeiro projeto de bicicleta inteligente que visa reduzir o número de acidentes. A bicicleta será dotada de um radar que vibra quando esta detectar obstáculos. Parece que é próprio no país mais bike-friendly do mundo que os acidentes de bici ocorrem com maior frequência, especialmente entre os ciclistas idosos.

A Smart Bicycle está sendo projetada com características de segurança bem precisas e seu radar hi-tech pode fazer a diferença. Inteligente, a bicicleta deve chegar oficialmente no mercado holandês dentro dos próximos dois anos.

O sistema capaz de detectar obstáculos encontra-se embaixo do guidão. Uma pequena câmera no pára-choque traseiro cuida da parte de trás da bici e quando um obstáculo se aproxima na frente ou atrás desta, o sistema é ativado vibrando o guidão e o assento.

Assim, o piloto é avisado do perigo iminente. Também é possível conectar o sistema a um tablet que pode ser configurado para emitir um sinal de luz quando o perigo se aproxima.

De acordo com Maurice Kwakkernaat, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, os acidentes geralmente ocorrem quando os ciclistas se viram para olhar o que acontece atrás deles ou quando eles estão com medo porque estão sendo ultrapassados em alta velocidade.

A Holanda possui 25 mil km de ciclovias e um número crescente de pessoas, mesmo mais velhas, cada vez mais está usando a bicicleta. Dos 184 ciclistas mortos nas estradas no ano passado, 124 tinham mais de 65 anos.

Sendo assim, uma bike capaz de alertar sobre os obstáculos pode ser um verdadeiro salva-vidas. Na Holanda, a bicicleta é normalmente utilizada tanto para curtas, quanto para longas distâncias. Então este é mais um motivo para aumentar a segurança sobre as duas rodas ecológicas.

No Brasil também, em vista de tantos acidentes com ciclistas, muitos deles fatais, uma bicicleta deste tipo promete sucesso. Bastaria porém, saber como evitar furtos e roubos, um outro problema infelizmente ainda mais recorrente que os acidentes ciclísticos.

Leia também:

5 acessórios para a segurança da sua bike

Unstealable Bike: a bicicleta que nunca poderá ser roubada

Fonte foto: bikeradar.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...