OrniTwizy, o carro elétrico adaptado para cadeirantes, criado por estudantes do RS, que abalou Paris


Uma equipe interdisciplinar de estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, acaba de ser premiada em Paris por projetar um carro voltado para pessoas com dificuldades motoras.

Os jovens gaúchos saíram vitoriosos do Twizy Contest, a etapa internacional do Renault Experience de 2019, depois de terem sido selecionados entre 338 projetos de 21 estados brasileiros.

A Renault Experience, que existe desde 2008, é um programa de inovação e empreendedorismo que oferece formação e mentoria para os estudantes, incentivando-os a identificarem problemas e apresentarem soluções. Desde 2016, os jovens participantes desenvolvem a ideia até criarem uma start up.

Os alunos da Feevale apresentaram uma solução de mobilidade urbana baseada no sistema de car-sharing, que oferece total autonomia aos cadeirantes: eles podem utilizar o carro a partir de um aplicativo e ter a cadeira transportada pelo Twizy, sem que seja necessário contar com ajuda de terceiros.

Nessa etapa internacional, os cinco universitários – um do curso de Design, dois da Engenharia Eletrônica, um da Engenharia de Produção e um mestrando em Tecnologia dos Materiais e Processos Industriais – superaram as equipes formadas por estudantes de outros seis países: França, Rússia, Turquia, Coreia do Sul e Romênia.

Agora, a próxima parada do time vitorioso é Las Vegas, onde acontece, em janeiro de 2020, um evento de inovação, o Consumer Electronics Show.

Talvez te interesse ler também:

CARROS ELÉTRICOS COMPARTILHADOS E SUSTENTÁVEIS EM BRASÍLIA

DENTRO DE 10 ANOS DEVEMOS DIZER TCHAU À GASOLINA. O ESTUDO EUROPEU

CELULAR AO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...