O eclipse lunar mais longo do século acontecerá na madrugada do dia 19 de novembro


O eclipse lunar mais longo do século vai acontecer neste mês de novembro, dia 19. Enquanto alguns eclipses lunares duram alguns minutos ou até uma hora, este recordista terá quase três horas de duração (exatamente 03h28m23s), de acordo com a NASA.

Na madrugada do dia 19, a sombra terrestre esconderá 97 % da Lua Cheia. A duração total do eclipse lunar de novembro de 2021 será de incríveis 6 horas e 2 minutos. Nós aqui no Brasil, perderemos a segunda metade desse período, porque a Lua estará muito abaixo no horizonte. A boa notícia é que teremos mais de 2 horas para observar o fenômeno.

Quanto mais ao oeste do país você estiver, mais tempo terá de eclipse e, claro, a observação também dependerá das condições climáticas. Ou seja, em São Paulo, o eclipse lunar parcial começa às 3 h da madrugada de sexta-feira (19), acabando pouco depois das 5 h. Já em Manaus, o evento terá 3 h 40 m de duração, começando às 2 h da madrugada e acabando com a Lua se pondo pouco depois das 5 h 40 m.

Como estará o céu durante o eclipse lunar

A Lua Cheia estará a noroeste, pertinho da constelação de Touro. Isso significa uma bela visão! É época de chuva de meteoros e, talvez, você possa ver alguma estrela cadente passando no céu enquanto observa o eclipse. Quem tem equipamentos astronômicos, também poderá ver uma nebulosa incrível.

As Plêiades estarão praticamente ao lado da constelação de Touro, enquanto a estrela Aldebaran brilhará intensamente acima. Betelgeuse e Rigel estarão no alto do céu, porque ali estará a riquíssima região de Orion, com as Três Marias (cinturão de Orion) e, as Táuridas do Norte e do Sul já estarão no finalzinho de suas temporadas para 2021.

Transmissão ao vivo

Na madrugada do dia 18 para o dia 19 de novembro você pode acompanhar ao vivo o eclipse lunar pelo The Virtual Telescope Project. Outra opção é a live do TimeAndDate no Youtube, você pode assistir a transmissão no dia do fenômeno pelo vídeo abaixo:

Talvez te interesse ler também:

Lunáticos? Até que ponto a lua pode interferir no humor? 

Querem explorar ouro e platina na Lua. Não basta destruir a Terra? 

De olho no céu! Supercometa está vindo em direção à Terra 

Entre mais de 360 mil propostas, Tupi e Guarani serão nomes de estrela e planeta 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...