Cada vez menos sozinhos: Nasa confirma que pode haver vida em lua de Saturno

A vida extraterrestre é tanto possível quanto muito provável. Basta alguma prova científica a mais para confirmar o que muitos sabem, ou intuem: não estamos sozinhos no Universo.

Da NASA uma nova evidência da existência da vida fora da Terra. A sonda “Cassini” encontrou na lua Enceladus de Saturno, composto químico essencial para a vida, o hidrogênio.

Esta lua gelada de Saturno teve amostras de jatos de seu vapor d’água recolhidas pela sonda. Da análise de seus compostos há bastante evidência “de que o oceano interno de Enceladus é habitável e precisamos voltar para investigar mais” disse à BBC um dos responsáveis pela Cassini, o pesquisador Hunter Waite, do Instituto de Pesquisas do Sudoeste em San Antonio, no Texas. “Devido às condições do local, não ter vida seria quase tão interessante quanto ter”, continuou.

Por baixo da camada superficial de gelo da lua Enceladus, provavelmente há um oceano subterrâneo e profundo de água líquida, possível graças ao calor gerado pela pressão gravitacional entre a Enceladus e o planeta Saturno. É provável que existam respiradouros quentes nas profundezas do gelo, o que contribuiria para a existência de vida, como acontece na Terra nos ecossistemas marinhos de grande profundidade.

A análise da amostra recolhida pela sonda Cassini, revelou a presença de hidrogênio naquela superfície lunar. O hidrogênio é alimento para micro-organismos, “é muito bom em termos de energia e consegue sustentar muito bem os micro-organismos. Encontrar hidrogênio é uma ótima notícia – é a cereja do bolo no argumento de que há potencial para a vida”, explicou Christopher McKay, astrobiólogo da Nasa.

Faltam mais algumas viagens da sonda para recolher mais jatos d’água e de análises para medir os compostos orgânicos ali existentes antes da confirmação da existência da via logo ali, em Saturno.

Este estudo da NASA foi publicado na prestigiada revista científica Science.

Leia mais sobre Universo:

GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO

A UM PASSO DA DESCOBERTA DA ORIGEM DA VIDA

NASA ANUNCIA DESCOBERTA DE SETE NOVOS PLANETAS

MATRIX? O UNIVERSO É APENAS UMA PROJEÇÃO, UM HOLOGRAMA!

Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.