Prepare-se: vem aí a superlua do século

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Quando um astro resolve ser protagonista no céu, nós aqui embaixo somos tomados por um sentimento que, de uma forma misteriosa, conecta-nos com todo o universo.

Na próxima segunda-feira, 14, essa sensação tem toda a potência para acontecer. É que a segunda superlua de 2016 vai aparecer no céu, sendo a mais próxima da Terra desde 1948.

De acordo com Marcelo Girardi Schappo, professor de física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): “A órbita da lua em torno da Terra não é um círculo perfeito, mas levemente achatada. Isso significa que ela tem um ponto da órbita que está mais próxima do nosso planeta, chamado perigeu, e outro ponto de afastamento máximo, o apogeu. A superlua ocorre quando a lua cheia coincide com a passagem dela por seu perigeu orbital”, conforme informou o professor ao DC.

A superlua é um fenômeno que ocorre quando o período da lua cheia coincide com a passagem mais próxima da Terra, o que faz com que ela fique com aparência de ser até 14% maior e 30% mais luminosa.

superlua 1

superlua 2

Como e quando ver a superlua

O horário em que a lua chegará ao perigeu será às 20h56min do dia 14 de novembro. Quem deseja observar a superlua deve procurar um lugar aberto, afastado das luzes artificiais da cidade.

superlua 3

O melhor momento para observar a superlua será quando ela nascer, a Leste, às 19h56 de segunda-feira, nas cidades onde há o horário de verão. O tamanho da lua parece ainda maior quando próxima da linha do horizonte.

Aproveite esta oportunidade porque a próxima superlua acontecerá novamente só daqui a 20 anos!!

Especialmente indicado para você:

ECLIPSE DA SUPERLUA: AS MELHORES FOTOS E UM SUPERVÍDEO

OS EFEITOS DA LUA CHEIA SOBRE O HOMEM, PLANTAS E ANIMAIS

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o GreenMe desde 2015.
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook