Superlua: hoje, dia 9, ela estará ainda maior e mais brilhante!


Hoje terá superlua no céu!

Esse raro e belo fenômeno acontece quando a lua, em sua fase cheia, está mais próxima da Terra, fazendo com que ela pareça maior e mais brilhante. Segundo o site Seu Amigo Guru, a distância entre a Lua e a Terra, hoje, será de 357.100 quilômetros, o que de acordo com alguns cientistas fará aquela parecer até 14% maior.

Quando a lua cheia atinge o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o fenômeno é denominado de “perigeu”. Durante esse período, sua imagem fica maior e mais iluminada do que a da lua cheia normalmente vista, explica o site Tecmundo.

Em 7 de abril, a Lua estará ainda mais próxima da terra, a 356.900 km de distância. Ou seja, em 2020, teremos a oportunidade de admirar por duas vezes a superlua.

A agência espacial estadunidense, a NASA, divulgou que a lua estará totalmente cheia às 10h48, mas o melhor momento para observá-la será às 23h31, quando alcançará o perigeu.

Superlua de minhoca

Não estranhe se você ler ou ouvir a superlua sendo chamada de “superlua de minhoca”. O livro Old Farmer’s Almanac explica que a origem desse nome faz referência ao degelo do solo durante o mês de março em algumas regiões dos Estados Unidos, ocasião na qual muitas minhocas começam a aparecer. De acordo com a Tribuna PR, os indígenas norte-americanos batizaram a superlua assim para marcar a mudança do inverno para a primavera.

Se o céu não estiver limpo e claro onde você mora e impedir que você veja a superlua, o jeito vai ser esperar a próxima, em abril.

Talvez te interesse ler também:

O Sol visto de perto: o espetáculo de um supertelescópio

Sol, o astro regente de 2020: siga com coragem, siga com o coração!

Entre mais de 360 mil propostas, Tupi e Guarani serão nomes de estrela e planeta




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...