5 vídeos espetaculares que mostram as maravilhas do céu sem poluição luminosa


A poluição luminosa talvez seja a menos conhecida das suas outras “colegas”, mas certamente é tão prejudicial quanto. As luzes artificiais estão invadindo todos os cantos da Terra e para conscientizar sobre o problema, vamos mostrar como é o céu sem este tipo de poluição.

A poluição luminosa causa uma verdadeira alteração dos níveis de luz naturalmente presentes no ambiente noturno. Além dos danos ambientais e econômicos, a poluição luminosa esconde dos nossos olhos o espetáculo do céu estrelado a cada noite.

Já reparou que em áreas não tão iluminadas o céu é outro e, inclusive, algumas vezes é possível perceber até a ligeira sombra da Via Láctea?

Se pudéssemos ver o céu ao natural, o que veríamos nos deixariam sem palavras. E é isso que os vídeos abaixo, com fotografia e edição de Randy Halverson, nos mostram: a beleza oculta da natureza.

Trails End

O primeiro filme, Trails End, é uma mistura dos melhores vídeos, transformados em timelapse em 2014. Os vídeos foram rodados em Wyoming, Utah e Dakota do Sul e mostram uma paisagem natural intacta, iluminada por um belo céu estrelado, colorido pela aurora boreal e traçado por meteoros.

A Via Láctea… e os satélites

Em 28 de julho de 2014, o fotógrafo filmou a Via Láctea em Kennebec, em Dakota do Sul. Em dezembro, quando começou a montar o timelapse registrado durante o ano, ele percebeu um movimento estranho na sequência. Dois satélites lavravam o céu. Belíssimo!

Sprites, o estranho fenômeno das descargas elétricas acima das nuvens

O céu estrelado, sem nuvens e livre da poluição luminosa, é certamente um show. Mas o é também durante a tempestade. Halverso filmou com várias câmeras o momento no qual se nota um cobertor de nuvens cobertas pelos chamados “sprites“, as descargas elétricas acima das nuvens.

As maravilhosas cores da aurora polar

E a aurora polar com as suas cores espetaculares? O vídeo abaixo foi gravado em outubro de 2011 e mostra a beleza deste fenômeno em um contexto completamente natural, protegido das luzes artificiais.

Aurora polar e Via Láctea

De novo este fenômeno fantástico: as cores da aurora polar, muito queridas por Randy Halverson. O fotógrafo capturou nossa galáxia, que apareceu entre as cores vivas do amanhecer.

Estes são os espectáculos que a poluição luminosa nos impede de assistir.

Leia também: A LUA DANÇA EM VOLTA DA TERRA E MOSTRA SEU LADO ESCURO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...