29 de setembro: homenagem aos 3 arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel: os mensageiros de Deus


A palavra “Arcanjo” significa “Anjo Principal”. Você sabia que hoje, 29 de setembro, é o dia dos 3 Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel?

Vamos saber um pouquinho sobre cada um deles?

São Gabriel: o anjo da anunciação

O Arcanjo Gabriel é considerado o padroeiro dos serviços de telecomunicação, dos mensageiros e dos correios. É o mensageiro por trazer boas notícias e revelações de Deus para os seres humanos.

Arcanjo Gabriel foi quem anunciou a gravidez de Maria, mãe de Jesus Cristo.

Oração para São Gabriel Arcanjo:

“Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém!”.

São Miguel: o anjo do arrependimento e da justiça

Miguel, em hebraico significa “aquele que é similar a Deus”.

São Miguel Arcanjo traz sua espada que corta todas as mentiras e maldizeres. É o líder de exércitos celestiais de anjos.

A Quaresma de São Miguel Arcanjo se inicia em 15 de agosto e termina no dia 29 de setembro. Acenda uma vela e reze a oração:

Oração para São Miguel Arcanjo

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.

Vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão  infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humanidade, a soberba do príncipe das trevas. Insistentemente vos suplicamos que nos alcanceis de Deus a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria.

Ao comparecermos perante o tribunal de Deus, socorrei-nos para que não desfaleçamos. São Miguel Arcanjo, defendei-nos e protegei-nos. Amém!”.

Dia de São Rafael Arcanjo: o anjo da Providência

Rafael é a junção do termo hebraico rafa, que etimologicamente significa “cura” e El que significa “Senhor” ou “Deus”.

Os dois termos formam “Cura de Deus” ou “Curador Divino”.

Rafael foi o único anjo a assumir a viver entre os mortais e é o líder de todos os anjos da guarda, sendo guardião da saúde e do bem-estar.

Oração para São Rafael Arcanjo

“Glorioso Arcanjo São Rafael, que vos dignastes tornar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinais-nos a viver sobrenaturalmente elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrenas.

Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.

Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações e as utilizar para salvação de nossas almas.

Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura de nossos males ou que recurse o que lhe pedimos.

São Rafael guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu. São Rafael Arcanjo, rogai por nós. Amém”.

Talvez te interesse ler também:

Significados do Anjo da Guarda: orações, símbolos e curiosidades

Quem são e o que fazem os Mestres Ascensionados

Significado das velas – o que representam e como usá-las




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...