O que é Cabala e qual sua finalidade?


Cabala (também escrito Kabbalah, Qabalah) significa “mística esotérica” ou “conhecimento oculto” e representa uma parte importante da tradição espiritual judaica, considerada a essência de Deus.

Saiba mais sobre esse conhecimento milenar.

O que é a Cabala?

Quem segue a Cabala (os cabalistas) acreditam que Deus se move de maneiras misteriosas e que o verdadeiro conhecimento e compreensão desse processo oculto, podem ser obtidos dos ensinamentos cabalísticos.

O Zohar (זֹהַר, “esplendor” ou “radiante”), uma coleção de comentários místicos escritos sobre o Torá (livro sagrado da religião judaica), é considerado a base da Cabala e foi escrito em aramaico e hebraico medievais, com a finalidade de guiar os cabalistas em sua jornada espiritual, ajudando-os a atingir os maiores níveis de conexão com Deus.

Os praticantes da Cabala tendem a ver o Criador e a criação como um continuum e interligados entre si, ao invés de entidades distintas. Com essa compreensão, podem experimentar a intimidade com Deus.

Para a Cabala, dentro da alma de cada indivíduo existe uma parte oculta de Deus que está esperando para ser revelada.

Na visão da Cabala, a criação está impregnada da divindades sem distinções entre Deus e o universo.

“A essência de Deus está em tudo que há e nada existe fora de Deus. Porque Deus faz tudo existir, é impossível que qualquer coisa criada exista exceto por meio Dele.

…Não se pode dizer: “Isto é uma rocha e não Deus”…

…Deus está em tudo, e não há nada além de Deus.”… escreveu o cabalista Moses Cordovero.

Como praticar a Cabala?

Para viver os ensinamentos cabalísticos é preciso ir da teoria à prática. Para tal, é necessário passar por 3 dimensões desse conhecimento:

  1. Investigativa
  2. Experiencial
  3. Prática

Investigativa

O aspecto investigativo envolve a realidade oculta do universo através da busca de conhecimento secreto sobre suas origens e sua organização, valendo-se para tal, da interpretação dos textos sagrados da Cabala.

Experiencial

A dimensão experiencial se baseia na busca real pela experiência mística na qual é possível uma maior conexão espiritual com Deus e com tudo o que é divino.

Para viver a dimensão experiencial, os cabalistas podem adotar uma disciplina baseada em períodos de oração, estudos da Cabala, cuidados diários e hábitos virtuosos.

Prática

A dimensão prática abarca rituais místicos para desenvolver a força espiritual

Para os praticantes da Cabala, essa força é gerada pela vivência dos mandamentos e a conexão com as energias elevadas presentes na Criação.

Aqueles que vivem na prática a Cabala, podem se tornar co-criadores em comunhão com Deus.

Rabino fala sobre a Cabala

Neste vídeo, o Rabino David Azulay define e explica de forma objetiva o que é a Cabala:

Cabala: a Árvore da Vida

A Cabala é representada por uma árvore dividida em 10 partes ou frutos.

Esses frutos simbolizam o Todo, suas manifestações e também os estados da consciência. Ou seja, o Criador (macro) e as criaturas (micro).

Este símbolo da Cabala é chamado de Árvore da Vida e representa um método cabalístico de explicar a origem e criação do mundo.

A Árvore da Vida sinaliza que para alcançar o alto é preciso ter raízes fincadas na terra, isto significa que a experiência humana pode ser um meio para despertar para quem realmente somos.

Você já conhecia a Cabala?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre Simbolismos veja:

Todos os significados e simbologias do arco-íris

A Estrela e suas diversas simbologias e significados

Chave: Símbolo de abertura e outros significados espirituais

Olho de Hórus, o olho que tudo vê! Descubra seu Significado

Hamsá: O significado e a lenda da Mão de Fátima




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...