Terras indígenas: solução contra o desmatamento em risco


Você sabia que terras indígenas ajudam a conter o desmatamento? Isto mesmo que você leu. A ocupação de terras por aqueles que sempre estiveram lá, são um excelente elemento de monitoramento e defesa dos territórios onde se localizam, conforme apurado em levantamento realizado através do Programa Monitoramento de Áreas Protegidas do , que aponta que onde se localizam as Terras Indígenas o desmatamento representa apenas 2% do total desmatado na Amazônia.

Porém, o levantamento aponta que de um total de 177 Terras Indígenas mapeadas, apenas 10 concentram 75% do total de desmatamento destas áreas, muito embora venham sendo identificados indicadores de aumento de desmatamento nas áreas indígenas, muito ocasionado pela redução de fiscalização e apoio às comunidades.

Um outro ponto de atenção são as medidas adotadas pelo atual governo Temer para estudar arrendamento das Terras Indígenas, o que pode agravar a situação de desmatamento.

Existem fatores que acabam permitindo um agravamento do desmatamento no Brasil, tais como o enfraquecimento dos órgãos de controle como Funai e Ibama, com redução de orçamento e de pessoal e o incentivo a obras de infraestrutura, como hidrelétricas e também de ampliação de fronteiras para o agronegócio.

Além destes aspectos, existem grandes quantidade de invasões de terras nestas reservas e que muitas vezes são identificadas pelo poder público, mas que não possuem ações que as impeçam, expondo as comunidades indígenas a riscos iminentes.

Desta maneira, com o enfraquecimento dos órgãos de repressão e controle, as comunidades indígenas passam a ser o grande suporte a conter um estrago ainda maior nas terras que são por elas ocupadas, muito embora estejam expostas a riscos constantes de sofrerem agressões por parte destes invasores.

Todos os indicadores de conservação das áreas de Terras Indígenas demonstram que estas possuem uma reduzida agressão à natureza na região, e que quando ocorrem, é por pessoas que não fazem parte destas comunidades; e que invadem a área para explorarem de forma ilegal seus recursos naturais.

Cabe a toda a sociedade brasileira cobrar ações efetivas de apoio e proteção às nações indígenas para que estas possam continuar com sua missão de tratar com respeito o meio ambiente, o que retorna em benefício de todos.

É interessante ler também:

COMO SAIR DA CRISE ECONÔMICA? DANDO TERRAS AOS ÍNDIOS, DIZ PESQUISA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...