Dakota Pipeline
Dakota Pipeline

Dakota Pipeline: vencem os Sioux (por enquanto)

O último trecho da Dakota Pipeline pode mudar de rumo. No momento vencem os Sioux, mas é preciso continuar a lutar para salvar suas terras ancestrais.

A Army Corp of Engineers neste domingo 4 de dezembro, anunciou que não irá conceder a permissão para construção da Dakota Access Pipeline no território de Dakota Sioux e que irá procurar uma rota alternativa. A tribo comemorou a notícia com seus cantos e danças ao ritmo de tambores mas, em qualquer caso, não existe certeza de que o governo e as empresas envolvidas na construção do oleoduto permitam estas mudanças.

Durante meses, membros das tribos Sioux e seus apoiadores entraram em campo para pararem a construção do oleoduto que ameaça poluir as águas do Lago Oahe, uma fonte importante para a sobrevivência deste povo.

Leia mais: DICAPRIO AO LADO DOS SIOUX E CONTRA O OLEODUTO (PETIÇÃO)

Como relatado pela CNN, os Sioux celebraram a sua primeira vitória mas ao mesmo tempo temem que a decisão de mudar a rota do oleoduto não seja permanente, seja pela incógnita das próximas decisões de Donald Trump seja porque os apoiantes da Dakota Pipeline podem fazer pressão para que a rota não seja alterada.

Portanto os ativistas não abandonarão seus lugares no protesto e continuarão defendendo estas terras ancestrais, mesmo com a chegada do inverno e com a queda da temperatura, na esperança de que a vitória dos Sioux seja de longa duração.

“Nos próximos anos poderão aparecer novas ameaças e não podemos deixar de protestar até que o projeto do oleoduto não seja completamente derrotado e até que nossas terras e águas estejam totalmente salvas”.

sioux dakota 1

sioux dakota 2

sioux dakota 3

sioux dakota 4

sioux dakota 5

Leia mais sobre os Povos da Floresta:

YANOMAMI, NOVAS FOTOS DA TRIBO ISOLADA EM RISCO DE EXTINÇÃO

COMO SAIR DA CRISE ECONÔMICA? DANDO TERRAS AOS ÍNDIOS, DIZ PESQUISA

AS VOZES SILENCIADAS DAS NAÇÕES INDÍGENAS

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Pelo menos 8 municípios terão prefeitos indígenas em 2021

O número de candidaturas indígenas aumentou no pleito de 2020 e isso refletiu no aumento …