Ailton Krenak, professor Honoris Causa em sabedoria indígena


Na próxima quarta-feira, Ailton Krenak receberá o título de professor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ailton Krenak, que é jornalista, ambientalista e escritor para além de ser considerado uma das mais importantes lideranças indígenas da atualidade. Vem trabalhando em parceria com a UFJF desde 2014 no Curso de Especialização “Cultura e História dos Povos Indígenas“, na disciplina de “Artes e ofícios dos saberes tradicionais” e agora receberá este merecido reconhecimento oficial.

No blog Ailton Krenak pode-se lembrar alguns dos mais importantes trechos da trajetória deste personagem da moderna história do nosso país. Lutador aguerrido da causa dos direitos indígenas e da defesa do meio ambiente: “Ailton Krenak é um dos mais destacados intelectuais do Brasil, principalmente no que se refere ao sentido pós-colonial das formas de pensar o mundo. Foi a liderança central na luta indígena dos anos 1980 que culminou com a garantia de direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal de 1988 – momento em que pronunciou um discurso histórico na tribuna do Congresso Nacional e pintou seu rosto com tintura de jenipapo simbolizando a força de lutar do povo indígena“.

Veja aqui um trecho deste belíssimo momento que foi filmado por Rodrigo Siqueira, no seu filme Índio Cidadão:

Ailton Krenak, líder do povo Krenak, é também o coordenador da Rede Povos da Floresta e formador da ONG e nos diz, em sua humildade muito própria: “Embora esse reconhecimento tenha chegado junto com os meus 63 anos, é um ponto de partida, não de chegada. Este é um movimento para descolonizar a UFJF, abrir janelas para outros saberes e passá-los adiante”.

Com essa distinção, que atinge a todos os povos indígenas brasileiros, Ailton Krenak espera que outras universidades também abram suas portas para o estudo e reconhecimento dos conhecimentos ancestrais de povos que, na sua essência, vivem em profunda comunhão com a natureza, física e espiritualmente. Este será, com certeza, um valioso ganho para a sociedade brasileira que, apesar dos preconceitos que são inúmeros, tem sempre o pé naos chás e mezinhas de nossos avós.

“Sempre ouvi comentários preconceituosos, mas um grande contingente da população à margem da leitura e da escrita é portador de conhecimento. Hoje a universidade se abre para outras formas do saber e fico feliz por fazer parte disso. É uma vitória coletiva não só dos indígenas, mas de outras culturas da oralidade e da memória”, diz Krenak.

Conheça um pouco, neste vídeo, da filosofia de Ailton Krenak, sobre a Terra e sobre o lugar onde nós vivemos no mundo:

E este vídeo, uma conversa com Ailton Krenak, sobre os Ianomamis onde surgem, segundo Ailton, as 3 perguntas mais inteligentes que a humanidade deveria se fazer, sempre:

Quantos são os brancos pelo mundo, como fazem para alimentar tanta gente e, onde os brancos põe seu lixo?

A Terra é nossa mãe, diz Ailton Krenak, isso todo mundo sabe. Só que tem muita gente vendendo a mãe, destruindo a mãe.

Nós devemos andar aqui na Terra como um pássaro voa no céu, sem deixar rastro, para que seja sustentável nossa vida neste planeta.

A cerimônia é aberta ao público

A UFJF concede, tradicionalmente, o título de professor Honoris Causa à personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham trabalhos e contribuições importantes para os conhecimentos sobre educação, ciências naturais, letras e artes. A outorga a Ailton Krenak foi iniciativa do Departamento de Botânica desta universidade federal, do Instituto de Ciências Biológicas e passou pela aprovação pelo Conselho Superior (Consu).

A entrega do título será feita em sessão solene, às 19h desta quinta-feira, no Mamm em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Talvez te interesse ler também:

UATU, O RIO DOCE DO POVO KRENAK, UM RIO DE VIDA QUE MORRE

Fonte foto: http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/conheca-os-agraciados-com-a-omc-em-2015/10883

Fonte info: http://www.ufjf.br/noticias/2016/02/15/ufjf-concede-titulo-de-professor-honoris-causa-a-ailton-krenak/




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...