sacola comida de peixe
sacola comida de peixe

Biólogo indonésio cria sacola de mandioca que se transforma em comida de peixe

Sacolas que, além de não poluírem os mares, transformam-se em água e comida para pessoas e animais. A ideia, benéfica para o meio ambiente, é do biólogo indonésio Kevin Kumala.

Depois de anos nos Estados Unidos, Kevin Kumala retornou a Bali, mas ficou chocado com o cenário que encontrou. As praias sem limites e as águas cristalinas do mar deram lugar a resíduos de todos os tipos, sendo o plástico o campeão.

A situação não é novidade em muitos países e vem se confirmando como um fenômeno global, tanto que já existem diversas ações mundo afora voltadas para a limpeza dos oceanos.

Mas prevenir é sempre melhor do que remediar, especialmente em um país como a Indonésia, onde estima-se que cerca de 3,2 milhões de toneladas de plástico são despejados na costa.

Não é por acaso que a Indonésia seja, depois da China, o maior poluidor do mundo. Os animais são os primeiros a sofrer as consequências e morrem aos milhões, todos os anos, com plástico no estômago.

Mas a solução está à mão, tanto no que se refere à diminuição e à abolição gradual do uso diário de plástico, quanto em relação à reciclagem. Nessa direção vai a ideia de Kumala que inventou uma bolsa que substitui a tradicional sacola criada com derivados de petróleo.

As suas sacolas “eu não sou plástico” são feitas com mandioca (que cresce na Indonésia o ano inteiro, assim como no Brasil) e, portanto, são biodegradáveis, compostáveis e consumidas em 100 dias.

Mas a novidade está no fato de que, se elas acabarem no mar, não são uma arma letal. Ao contrário, podem se transformar em água e comida, como Kumala mostra em um vídeo que ganhou o mundo. Nele, o biólogo indonésio aparece colocando uma bolsa em água quente e bebendo.

As bolsas custam cinco centavos a mais do que as sacolas plásticas, mas tudo vale a pena quando é o futuro do nosso planeta que está em jogo.

Talvez te interesse ler também:

QUE TAL SUBSTITUIR EMBALAGENS DE PLÁSTICO POR FOLHAS DE BANANEIRA?

CIDADE MINEIRA PROPÕE PROJETO DE LEI QUE PROÍBE CANUDO DE PLÁSTICO

O ÓCULOS DE SOL FEITO COM LIXO PLÁSTICO RECOLHIDO DA PRAIA

COMO PLANTAR MANDIOCA: VEJA O QUANTO É FACIL!

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Amostra grátis? NÃO, obrigada! Chega de plástico!

Sabe aqueles sachês de amostra grátis que recebemos nos mercados ou das marcas de cosméticos …