países que mais produzem lixo

Quais são os países que mais produzem lixo?

Já foi dito aqui o quanto a humanidade insiste em produzir lixo em uma escala da qual o planeta não suporta mais. Pois bem, para ilustrar a questão, o Banco Mundial realizou um relatório sobre os países que mais geram lixo no mundo. Chamado de “What a waste: A global review of solid waste management“, o documento mostra, por meio da produção diária por pessoa, quais são os países campeões na geração de lixo.

Não, o Brasil não está no Top 10 da lista, por incrível que pareça. Lembrando que o índice é calculado pelo quanto cada pessoa gera de lixo e não o total acumulado pela nação. Até por conta disso o terceiro lugar da lista é ocupado por Guiana, que produz menos lixo que os dois próximos do relatório, porém, trata-se de uma nação bem menos populosa.

Neste quesito, o primeiro lugar da lista é a ilha de Trinidad e Tobago, no Caribe. De acordo com o relatório do Banco Mundial, cada habitante de Trinidad e Tobago produz 14,4 quilos de lixo por dia, muito acima do segundo colocado da lista, o Kuwait, em que cada habitante gera 5,72 quilos de lixo diariamente.

Interessante notar que, dos dez maiores emissores de lixo no mundo por pessoa, apenas a metade deles possui população superior a um milhão de habitantes.

Além dos dois primeiros já citados, os outros três são Sri Lanka, Nova Zelândia e Irlanda.

A Irlanda – da badalada capital Dublin – que tem o décimo primeiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e uma série de outros índices excelentes que medem o grau de liberdade, democracia, educação e outros, presente entre os dez primeiros nesta triste lista, com quase quatro quilos de lixo produzidos por pessoa, o que mostra que nem sempre desenvolvimento é sinônimo de consciência ambiental.

Veja os dez primeiros colocados e quanto cada habitante gera de lixo:

1º Trinidad e Tobago – 14,4 quilos por pessoa

2º Kuwait – 5,72 quilos por pessoa

3º Guiana – 5,33 quilos por pessoa

4º Antígua e Barbuna – 5,5 quilos por pessoa

5º São Cristóvão e Nevis – 5,45 quilos por pessoa

6º Sri Lanka – 5,1 quilos por pessoa

7º Santa Lúcia – 4,35 quilos por pessoa

8º Ilhas Salomão – 4,35 quilos por pessoa

9º Nova Zelândia – 3,68 quilos por pessoa

10º Irlanda – 3,58 quilos por pessoa

Leia também: Os 10 produtos mais comuns que contribuem para o desmatamento

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Amostra grátis? NÃO, obrigada! Chega de plástico!

Sabe aqueles sachês de amostra grátis que recebemos nos mercados ou das marcas de cosméticos …