Trocar lixo por comida. A moeda verde que funciona em Santo André, SP


Um programa de ação sustentável que está fazendo sucesso em Santo André, SP, e que cada vez mais vem crescendo e dando bons resultados!

Esse programa instituído pela prefeitura de Santo André através do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – SEMASA, é denominado Moeda Verde e se baseia na troca de recicláveis por alimentos hortifruti.

O programa Moeda Verde já beneficiou mais de 40 mil moradores de Santo André e, no ano de 2018 coletou 50 toneladas de materiais recicláveis.

Com isso, essa ação vem conscientizando os moradores da região sobre o descarte correto dos resíduos secos e o combate ao desperdício e à poluição ambiental.

Como funciona o programa Moeda Verde

O morador ao encaminhar 5 quilos de material reciclável nos pontos móveis de coleta do projeto recebe 1 quilo de alimento hortifruti

Estes alimentos são obtidos no Banco de Alimentos e na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Estas trocas ocorrem a cada 15 dias, das 14 h as 16 h em sete pontos diferentes: Núcleo Morro Vista Alegre – Kibon (Cassaquera), Núcleo Jardim Santa Cristina, Núcleo Jd. Cristiane & Gaturama (Jardim Cristiane), Núcleo dos Ciganos/Vila Metalúrgica (Utinga), Núcleo Capuava, Núcleo Jd. Cipreste (Jardim Irene) e Núcleo dos Eucaliptos (Cata Preta). 

Destino do material reciclável recolhido

O material coletado entregue é enviado para as cooperativas de reciclagem parceiras da Prefeitura de Santo Andre e da SEMASA.

Calendário das trocas

Para maiores informações sobre o Programa Moeda Verde, foi criado um site, no qual pode-se conferir as datas da coleta dos recicláveis –>AQUI.

Divulgação do projeto Moeda Verde

Veja a divulgação do programa Moeda Verde nestevídeo do canal SEMASA – Santo André.

Green Economy

Parabéns a Santo André que com o programa Moeda Verde promove a prática Green Economy voltada para sustentabilidade, engajamento social e consumo consciente pela preservação do meio ambiente.

Que essa ação se multiplique! Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

O LÁTEX ORGÂNICO PRODUZIDO COM TÉCNICA INDÍGENA QUE GERA RENDA À FAMÍLIAS DO PARÁ

100% FAVELA: A IMPRESSORA FEITA DE SUCATA QUE IMPRIME OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

EM LONDRES, O LEITE É ENTREGUE EM GARRAFAS DE VIDRO PARA REDUZIR O LIXO PLÁSTICO

Fonte foto




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...