Invenção brasileira: madeira feita com casca de mandioca, supereconômica e resistente


Um grupo de estudantes do Colégio Sesi de Araucária (PR), região metropolitana de Curitiba, desenvolveu um produto inovador e muito útil: uma madeira feita com casca de mandioca!

Como contou o site Design Culture, o projeto partiu com a ideia de produzir um plástico biodegradável, mas com o avanço das pesquisas e dos experimentos, acabou-se por criar essa madeira sustentável feita de casca da mandioca com a adição de tetraborato de sódio (bórax), cola e água.

As vantagens da madeira de mandioca

Por incrível que pareça, essa madeira não é suscetível ao ataque de traças e cupins, é resistente ao fogo e impermeável, o que significa que se molhar, não estraga!

A invenção ecológica, de baixo impacto ambiental e de baixo custo (porque utiliza os resíduos da mandioca e evita o corte de árvores) foi destaque na 7ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR).

Agora, com o invento na mão, a próxima etapa é encontrar meios de colocar essa madeira no mercado e produzi-la em larga escala.

Fazemos votos que essa inovação tenha sucesso e venha para somar como mais um recurso de preservação do meio-ambiente!

madeira ficiencias

Parabéns aos nossos pequenos, grandes, inventores!

Talvez te interesse ler também:

MADEIRA QUE NÃO É MADEIRA PORQUE FEITA DE PLÁSTICO RECICLADO. INVENÇÃO ECOLÓGICA E BRASILEIRA!

FIBRA DA CASCA DE COCO SUBSTITUI USO DA MADEIRA E SALVA MILHARES DE ÁRVORES

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS MAIS LIGADAS AO DESMATAMENTO?

Fonte fotos: Ficiências




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...