Meio bike meio máquina portátil de lavar roupa: assim se lava a roupa enquanto se pedala


Lavar roupa enquanto se pedala, não parece uma invenção da NASA? Mas não! Chama-se SpinCycle a máquina de lavar roupa portátil, econômica e green, que poderia ser usada por todos, pobres e ricos.

A ideia é de Richard Hewitt, ex-aluno de design e hoje empresário. Foi ele quem criou a máquina de lavar roupa alimentada pela pedalada em uma bicicleta depois de ter feito uma viagem para Burundi.

Durante a sua estadia, ele trabalhou como voluntário em um orfanato lavando roupa de crianças à mão em baldes de água fria. É difícil imaginar uma máquina de lavar roupa em países onde não há eletricidade e onde falta água em casa.

Assim, Hewitt decidiu projetar um sistema alternativo de lavagem que não apenas não necessitasse de eletricidade, mas que consumisse pouca água. E foi assim que nasceu SpinCycle, o protótipo que fez parte de sua tese em Product Design na Sheffield Hallam University.

O conceito agradou tanto que o Gripple’s Incub Scheme e Ideas and Innovation department decidiu investir no desenvolvimento desse sistema.

bici lava roupa 1

SpinCycle: como funciona?

O projeto baseia-se num mecanismo em forma de triciclo com um barril de plástico para a lavagem de roupa na parte de trás da bike, que tem no seu interior um tambor de lavagem e galões, tambores perfurados interiores guiados pela correia e um ralador de sabão para usar com blocos de detergente, amplamente utilizados na África.

Então, na prática, você carrega o aparelho com roupas sujas, detergentes e água, depois pedala por dez minutos. O próximo passo é drenar e encher com água de enxágue e depois faz um outro passeio de dez minutos para completar a lavagem. O mesmo método também pode ser usado para secar roupas depois de limpas.

bici lava roupa 2

Em um vídeo filmado em 2012, Richard Hewitt explicou sua invenção que hoje está se tornando realidade:

“Além de economizar muito tempo, energia e água, as pessoas também poderiam ganhar algum dinheiro dessa maneira”, disse o empreendedor.

Em suma, uma boa idéia! Ótima para o meio ambiente mas também para as pessoas.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...