As cidades devem pensar em árvores como a uma infraestrutura de saúde pública


Além de deixarem a cidade mais fresca, bonita e limpa, as árvores podem ajudar a salvar vidas. Por isso elas deveriam fazer parte das políticas de saúde pública dos governantes. Essa é a conclusão do relatório Funding Trees For Health, elaborado pela Organização Americana Nature Conservancy.

O documento aponta que essa é uma questão negligenciada, de modo geral. Um dos exemplos utilizados é dos Estados Unidos. Os norte-americanos investem menos de um terço do orçamento dos vários municípios para plantar e manter árvores. Por causa disso, eles perdem cerca de 4 milhões de árvores por ano.

As árvores funcionam como um pulmão natural do mundo, e ajudam no resfriamento ambiental. A poluição, causada por gases poluentes, mata de 3 a 4 milhões de pessoas (com doenças como asma e doenças cardíacas). O excesso de calor, cada vez mais frequente, também faz vítimas em todo planeta. Esses dois problemas poderiam ser minimizados com o maior plantio de árvores. Elas são uma solução econômica e bastante eficiente.

Estima-se que apenas 8 dólares por pessoa, por ano, já seriam suficientes para evitar a perda de árvores.

beneficios arvores

As discrepâncias entre regiões também é um fator a ser considerado. Lugares mais arborizados tendem a apresentar renda média melhor do que aqueles que não têm. E isso só agrava ainda mais a desigualdade, pois as árvores funcionam como um preventivo importante na saúde das pessoas. Nos EUA, a expectativa de vida entre bairros vizinhos pode variar em até uma década.

Entre as soluções apontadas para investimento maior no plantio de árvores estão:

  • incentivar os cidadão a plantar árvores implementando políticas de estímulo à prática,
  • educar a população sobre os benefícios da plantação de árvores para saúde pública e os impactos econômicos da questão,
  • vincular financiamento de árvores e parques à metas de saúde e facilitar a colaboração de agências de saúde pública e ambientais.

Talvez te interesse ler também:

FRANÇA PROCLAMA A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS ÁRVORES

QUANTAS ÁRVORES VOCÊ PRECISA PLANTAR PARA COMPENSAR SEUS DANOS AO PLANETA?

MESMO SEM AS DUAS PERNAS, CHINÊS DE 70 ANOS PLANTOU MAIS DE 17 MIL ÁRVORES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...