Maiorca inundada e submerssa na lama: Nadal abre as portas da sua academia para os desabrigados


O mau tempo não poupou nem a ensolarada Maiorca, onde nos últimos dias uma inundação matou pelo menos 10 pessoas, causou numerosos danos e destruiu casas. O tenista Rafael Nadal, nascido ali, abalado com o desastre que atingiu sua ilha, abriu as portas de sua academia para os desabrigados.

Maiorca está semi-destruída. Nas últimas horas, a chuva e o vento castigaram a ilha espanhola. O município mais afetado é Sant Llorenc, a 60 quilômetros de Palma. Segundo relatos do El Pais, também existem pessoas desaparecidas. Duas das vítimas são turistas britânicos.

Uma paisagem desolada, um rastro de destruição e morte a apenas 60 km de Palma de Maiorca, ao longo do Mediterrâneo de águas geralmente calmas. As ruas de Sant Llorenç des Cardassar ainda estão cheias de lama. A chuva torrencial que atingiu a região desde terça-feira transbordou dois riachos que devastaram alguns centros populacionais.

No momento, existem 10 vítimas, incluindo uma criança, provavelmente arrastadas pela corrente. O governo das Ilhas Baleares negou qualquer responsabilidade atribuindo a causa da tragédia a uma “catástrofe” natural: mais de 220 litros por metro quadrado subiram em poucas horas, segundo a Agência Meteorológica. Mas os bombeiros do Consell de Mallorca denunciaram problemas de coordenação e falta de meios para neutralizar a fúria da água em uma área com alto risco de inundações.

Neste caos de desorganização, de vítimas, de destruição e de descarga de culpas, quem levou um raio de sol ao seu povo foi Rafa Nadal, o tenista maiorquino, nascido em Manacor e que ainda reside lá. Desde os primeiros momentos, ele começou a trabalhar em conjunto com outros cidadãos para libertar as ruas da lama.

Nadal não pensou duas vezes e abriu as portas de sua academia para as numerosas pessoas desabrigadas, cujas casas ainda estão inabitáveis, e também para aquelas cujas casas foram destruídas. Somente em Sant Llorenç, o município mais afetado, há 200 desabrigados.

Após as inundações, Nadal ofereceu as instalações do seu centro esportivo em Manacor para os vizinhos. “Como fizemos ontem, hoje oferecemos os corredores do Centro Esportivo Rafa Nadal e da Academia Rafa Nadal para todos que precisarem de hospedagem”, afirmou o jogador.

O centro recebeu cerca de cinquenta pessoas na noite de terça-feira, depois das fortes chuvas e da inundação da torrente Sant Llorenç.

Um campeão, não apenas no campo de tênis.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...