Corredor para abelhas: Londres planta uma verdadeira estrada de 11 km de flores


Na Inglaterra surge a ideia de cultivar milhões de flores silvestres, que serão plantadas em 22 parques ao norte de Londres, para criar um caminho que servirá de área de alimentação para abelhas e outros insetos polinizadores.

Um autêntico “corredor de abelhas” com um pouco mais de 11 km, que será constituído por plantas floridas espalhadas em espaços verdes para aumentar o número de insetos polinizadores até o verão.

Este plano foi anunciado pelo conselho da cidade de Brent, com a esperança de que o “corredor” atraia não apenas abelhas, mas também outros polinizadores que se encontram em declínio, uma ideia pioneira, assim como aquela de Oslo, à qual falamos aqui:

Um estudo recente mostrou, que de fato, há uma enorme queda no número de insetos polinizadores em todo o Reino Unido, desde a década de 1980, até o presente. Segundo os pesquisadores, foi sobretudo a perda dos habitats selvagens que tiveram um papel decisivo nessa queda, com mais de 97% dos prados de flores silvestres em todo o Reino Unido que desapareceram, desde a Segunda Guerra Mundial.

Não só isso, de acordo com a Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, IPBES, os mamíferos selvagens foram reduzidos em 82% desde 1980, o espaço para ecossistemas naturais caiu pela metade e um milhão de espécies estão atualmente em risco de extinção, devido às ações humanas.

“As abelhas e outros insetos são tão importantes para a polinização das plantações que fornecem os alimentos que comemos. Precisamos fazer tudo o que pudermos para ajudá-los a prosperar. Tenho orgulho do compromisso da Brent em estimular a biodiversidade no distrito e estou ansiosa para ver os prados em plena floração dentro de alguns meses “, disse Krupa Sheth, gerente ambiental.

As sementes serão plantadas nos parques da região de Brent entre Barham Park, Gladstone Park e Tiverton. Uma ação devida e necessária que também irá contribuir para a qualidade das plantas do entorno com menos insetos nocivos e fungos danosos.

A Inglaterra está tentando resolver um grave problema de nível local, mas sem dúvida esse sistema pode e deve ser adotado em qualquer lugar do mundo.

Talvez te interesse ler também:

REDE GLOBAL PARA SALVAR INSETOS POLINIZADORES. MAIS DE 1 MILHÃO DE PARTICIPANTES!

O CÉLEBRE ATOR MORGAN FREEMAN TRANSFORMOU SUA FAZENDA EM UM SANTUÁRIO DE ABELHAS!

O EFEITO DAS AÇÕES HUMANAS NO PLANETA É DEVASTADOR E IRREVERSÍVEL, REVELA ONU




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...