22 de maio é Dia Internacional da Biodiversidade. 25 anos de história


Mais do que nunca, hoje, 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade é uma data que ganha ainda mais força por causa do aniversário de 25 anos da criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) na Rio ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Biodiversidade é “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro e entre espécies, e de ecossistemas”, como define a própria CDB.

Esse ano, o tema é a “Celebração dos 25 anos de Ação para a Diversidade Biológica”.

A mensagem que a Secretária Executiva da CDB, Dra. Cristiana Paşca Palmer, nos deixa é que:

“A biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos estão no centro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Acordo Climático de Paris inclui a biodiversidade. O Fórum Econômico Mundial reconhece a perda de biodiversidade como um risco crítico. A Organização para Agricultura e Alimentação organizou um trabalho focal sobre Biodiversidade. Paris se declarou a capital da biodiversidade e, em todo o mundo, países, governos locais e sociedade civil estão intensificando suas ações para proteger a biodiversidade.

Mas, por outro lado, a biodiversidade continua a diminuir em todas as regiões do mundo a taxas alarmantes. Essa perda de natureza agrava outros desafios globais, como a mudança climática, a segurança da água, a segurança alimentar e a saúde pública, e pode levar a resultados catastróficos para a existência humana neste planeta.

É, portanto, imperativo fazer tudo ao nosso alcance para deter a destruição da natureza”.

Como diz a Secretária, nós não temos muito tempo e devemos nos esforçar para mudarmos a forma pela qual seguimos usando a natureza e a biodiversidade, muitas vezes sem respeito e sem sequer consciência da gravidade dos fatos.

Governos, empresas, povos indígenas, comunidades em geral e cidadãos comuns devem começar a promover a mudança necessária para conservamos nossos bens comuns e inalienáveis para o bem de todos!

E o Brasil tem uma função muito importante neste aspecto sendo um dos países mais ricos em biodiversidade. Segundo o biólogo, doutor em Ecologia e membro da Rede de Especialista em Conservação da Natureza, Fabiano Melo, “o Brasil detém 15% da biodiversidade mundial e essa variedade é muito significativa, principalmente porque os pesquisadores acreditam que quase 80% dos seres vivos do planeta ainda não foram catalogados e são totalmente desconhecidos. O grande problema é que estamos destruindo espécies que ainda não foram descritas. Uma variedade imensa de organismos vivos como plantas, bactérias, algas, fungos estão desaparecendo e a recuperação é impossível devido ao desconhecimento dessas espécies.

A data de hoje nos faz comemorar estes 25 anos de luta, mas deve nos leva a tomar decisões ainda mais corajosas para que os próximos 25 anos de história, sejam de realizações de um sonho comum de respeito e conservação da natureza

Um Feliz Dia Internacional da Biodiversidade para todos vocês. Essa luta é nossa e continua!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...