Caco, o Sapo do Muppets realmente existe


O famoso Muppet foi flagrado na Costa Rica. Trata-se de uma nova e especial espécie de rã-de-vidro, caracterizada por ter uma pele translúcida e única.

A pequena criatura foi batizada de Hyalinobatrachium dianae, em homenagem à mãe da autora da descoberta, Janet Diane Kubicki, do Costa Rican Amphibian Research Center.

Esta nova espécie foi avistada nas montanhas da Cordilheira de Talamanca. Uma verdadeira raridade. A pequena rã transparente estava escondida da visão dos cientistas, mas depois de mais de um século de trabalho de campo na área, foi avistada pela primeira vez, fazendo sua estréia mundial em fevereiro na revista Zootaxa.

Caracterizada por uma falta de pigmentação na pele, as rãs-de-vidro podem ser encontradas apenas em algumas áreas da América Central e do Sul. Algumas delas, inclusive a H. dianae, são transparentes, de modo que o interior de seus corpos são claramente visíveis pelo lado de fora, daí o nome. Das 149 espécies de rãs-de-vidros, 14 estão localizados na Costa Rica com a recente adição desta espécie.

Interior da rã-de-vidro

Por que são transparentes? De acordo com os cientistas este é um mecanismo que permite a camuflagem de se tornar praticamente invisível.

Seis exemplares da nova rã foram observadas pelos cientistas Costa Rican Amphibian Research Center em altitudes muito elevadas nas províncias ocidentais de Limón e Heredia. A rã é muito pequena. Seu comprimento é de cerca de 2,5 cm, tem pernas finas e compridas e olhos brilhantes brancos e negros.

Embora a H. dianae compartilhe de algumas das características dos outras rãs-de-vidro, ela se distingue pelo seu coaxar noturno.

De acordo com Brian Kubicki, autor do estudo “é diferente de qualquer outra espécie descoberta.”

Estes sons são usados pelos machos para atraírem as fêmeas para o acasalamento. Ao invés de usar o mesmo coaxar que fazem as outras rãs-de-vidro, a H. dianae emite um som longo e metálico. O chamado é mais parecido com o som de alguns insetos e isso é o que tinha dificultado a descoberta, pelo menos até agora.

Não é igualzinho ao Caco?

Caco real e Caco, o sapo

Talvez te interesse ler também:

O SAPO-DA-CHUVA QUE ENCANTA A INTERNET

Fonte fotos: TicoTimes e Facebook




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...