Leite de aranha existe de verdade e é 4 vezes mais nutritivo que o de vaca


Já viu uma aranha amamentando? Não?! Nem eu! Parece ficção, mas existe um tipo de aranha que não é um mamífero, mas amamenta seus filhotes. Trata-se da Toxeus magnus, uma aranha saltadora da família dos salticidae e que produz leite.

A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas chineses e publicada na revista Science. À primeira vista elas podem parecer formigas, mas essas aranhas podem produzir leite para alimentar seus bebês até que atinjam a maturidade sexual.

Essa espécie é conhecida desde 1933, mas só recentemente cientistas notaram que sua natureza é semelhante à de um mamífero. Pesquisadores chineses analisaram o líquido produzido pela aranha saltadora e constataram que ele é bastante semelhante ao leite, quando comparadas as quantidades de açúcares, gorduras e proteínas.

Na realidade, a conclusão que os pesquisadores chineses chegaram com os estudos realizados foi a de que o leite da aranha saltadora tem 4 vezes mais proteínas do que o leite de vaca e é emitido pelos mesmos canais utilizados para pôr os ovos, levando à hipótese de que este líquido seja os próprios ovos expelidos prematuramente.

O mais incomum é que a mãe alimenta os filhotes desde o seu nascimento até os 37 dias de vida. Após 40 dias a produção de leite termina, mas até a fase adulta, ou seja, aos 50 dias, a prole retorna ao ninho da mãe à noite. Este também é um fato estranho, pois apenas algumas espécies de aranhas são sociais.

Agora os cientistas estão investigando para entender se outros aracnídeos se comportam da mesma maneira.

Talvez te interesse ler também:

A VIDA DA ARANHA: COMO SÃO E SE REPRODUZEM. ESPÉCIES E SIMBOLOGIA

TER MEDO DE ARANHAS E COBRAS É NATURAL E INATO, DIZ PESQUISA

ENGENHOSA ARQUITETA: ESTA ARANHA FAZ A MAIOR E A MAIS FORTE TEIA DO MUNDO

ARANHA COMENDO COBRA: CIENTISTAS BRASILEIROS FAZEM PRIMEIRO E RARÍSSIMO REGISTRO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...