Engenhosa arquiteta: esta aranha faz a maior e a mais forte teia do mundo


Nos idos anos de 1990, um filme contava uma história sobre a família de um médico que passa a morar em uma cidade do interior e, misteriosamente, todos os seus pacientes começam a morrer, levantando a suspeita de que a responsável por esse extermínio eram as aranhas que viviam em sua casa. O filme Aracnofobia, que se tornou um clássico do cinema, fala do pânico e da aversão que esse animal provoca em muita gente.

É claro que a aranha não é uma exterminadora de seres humanos, mas há muita gente que não pode ver uma que sente um grande medo. Na verdade, a aranha é um animal forte e resistente e, por isso, é celebrada por engenheiros que desenvolvem novos materiais, como as fibras do futuro.

A seda produzida pelas aranhas é um material altamente resistente e, por isso, cientistas andam interessados, sobretudo, na espécie Caerostris darwini, uma aranha que produz as maiores teias. Seu nome é uma homenagem ao naturalista inglês Charles Darwin, já que, em 2010, a espécie foi oficialmente descrita no 150º aniversário da publicação de A Origem das Espécies. O nome Caerostris darwini significa, literalmente, aranha da casca de árvore de Darwin.

Competente construtora

caerostris darwini teia

Fonte foto

Sua seda é a mais potente do que qualquer outra produzida pelas demais aranhas, além da sua impressionante capacidade de tecer enormes teias. Para você ter uma ideia, a seda da Caerostris darwini é tão forte que chega a ser mais resistente do que o material usado na confecção de coletes à prova de balas, o kevlar.

Essa espécie é uma engenhosa arquiteta, pois faz teias de diferentes formas e tamanhos. As espécies que vivem no hemisfério norte fazem teias de até 40 centímetros de diâmetro, com o objetivo de capturar insetos que vivem em jardins.

Já nas regiões mais quentes, as aranhas e as teias tendem a ser maiores. As maiores teias, que podem alcançar até um metro de diâmetro, são encontradas na Austrália, penduradas entre árvores ou postes.

A “parte aracnofobia” sobre o poder dessas aranhas é que elas podem abraçar com as suas pernas uma mão humana! Há pássaros capturados pelas suas teias.

É curioso que só recentemente a espécie tenha sido descoberta, já que as suas teias são tão grandes, podendo cobrir um rio de 25 metros de largura. Para fazer esse trabalho, a fêmea solta uma linha contínua de seda em uma margem do rio e as correntes de ar dão a ela uma maozinha, já que levam a linha para a outra margem, formando uma ponte. No centro da ponte, a aranha constrói uma teia esférica, que pode alcançar três metros de diâmetro.

Grandes teias, pequeno corpo

Mas engana-se quem pensa que a construtora dessa grande teia é graúda. “As fêmeas de Caerostris darwini têm corpo com cerca de 1,5 centímetro e pesam cerca de meio grama, enquanto os machos são muito menores, com um décimo do tamanho”, descreveu à BBC Matjaž Gregorič, da Academia Eslovena de Ciências e Artes, de Liubliana, que pesquisa a espécie desde que foi descoberta.

A possível explicação para que as pequenas aranhas construam grandes teias ainda é desconhecida pela ciência. Os pesquisadores estão pesquisando o processo evolutivo das aranhas para tentarem descobrir alguma relação entre elas e se a sua capacidade de tecer teias tem alguma explicação evolutiva.

Por causa de sua habilidade como construtora, a Caerostris darwini consegue capturar insetos grandes e que vivem em lugares pouco usuais, como sob as águas dos rios. “Nossa hipótese é de que essa combinação era uma predisposição da aranha em ser capaz de dominar esse habitat particular. Nenhuma outra aranha usa a coluna de ar sobre as águas abertas, então provavelmente o tamanho da teia e as propriedades do material serviram à adaptação ao habitat”, explica Gregorič.

A seda dessas aranhas foi descrita como o material biológico mais resistente já conhecido.

Impressionante, não? Temos muito o que aprender sobre métodos de construção com as aranhas. Talvez elas possam nos dar uma resposta sobre construções mais sustentáveis.

Especialmente indicado para você:

DESCOBERTAS MAIS DUAS ARANHAS MAIS BELAS DO MUNDO

TARÂNTULA-GOLIAS: UM ENCONTRO DE PERTO COM A MAIOR ARANHA DO MUNDO

VOCÊ TEM ARANHAS EM CASA? VEJA COMO LIDAR COM ELAS, DE FORMA NATURAL

CHUVAS E CALOR TRAZEM ANIMAIS PEÇONHENTOS. VEJA OS CUIDADOS A TOMAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...