A incrível viagem de 8000 km dessa ave voando sobre o Saara a 100 km/h


Ela fez uma incrível jornada de 8 mil quilômetros sobrevoando o deserto do Saara e depois voltando a nidificar no mesmo ninho de onde começou. Estamos falando do rolieiro-europeu, essa linda ave migratória que nos leva ao céu de dois continentes.

“Ela fez isso! A ave sortuda que começamos a seguir via GPS no verão passado acaba de retornar da … Namíbia!”, escreve em sua rede social, Ornis Italica, a associação sem fins lucrativos dedicada à investigação ornitológica.

No ano passado, a associação equipou alguns rolieiros com transmissores ultraleves de GPS para coletar dados sobre movimentos de forrageamento, antes de partirem para a África subsaariana. Agora, finalmente, temos as primeiras faixas de migração de um dos espécimes que acabou de retornar da Namíbia.

“Uma viagem impressionante de 8000 km, voando sobre o Saara até 100 km/h, para passar alguns meses perto do Parque Nacional Etosha e depois voar de volta para o mesmo ninho de onde começou em setembro passado. A cor dos pontos no mapa representa a velocidade, em vermelho o mais rápido. Nós a vimos caçando insetos caçando de uma cerca com seu parceiro, entre os primeiros que voltaram”, escreve a associação nas mídias sociais.

E bem no mapa, vemos a grande jornada desta extraordinária ave migratória que passa o verão na Europa e no sul da Ásia, e depois no inverno chegam às regiões do sudeste da África.

Aqueles que vivem na Sardenha, Itália, provavelmente terão visto o rolieiro que tem uma plumagem azul-turquesa no peito e na cabeça, enquanto a das costas é castanha-clara. As asas são, então, um espetáculo: longas com tons de azul e preto.

coracias garrulus

Fonte foto

O rastreamento da migração desta ave representa uma verdadeira vitória em um momento em que a migração foi reduzida graças à mudança climática que pressiona os ritmos biológicos dos animais e também por causa da poluição ambiental e do desmatamento. Nunca esquecendo a caça ilegal feita com redes de dezenas de metros de comprimento, chamadas eletrônicas e armadilhas.

Talvez te interesse ler também:

FAÇA DO TEU JARDIM UM LUGAR ATRATIVO PARA OS COLIBRIS

IMAGENS TERRÍVEIS DE LEÕES MALTRATADOS, CRIADOS PARA SEREM ACARICIADOS POR TURISTAS

PEDESTRES E MOTORISTAS PARARAM O TRÂNSITO DE UMA RODOVIA PARA FAZER UMA COBRA PASSAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...