Leão – As características que você não esperava sobre o rei da selva


O leão, Panthera leo, é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família dos Felidae. Conhecido como o rei da selva é um dos animais mais lindos do nosso planeta. Veja aqui algumas de suas características que talvez você não conheça.

EM EXTINÇÃO

A espécie Panthera leo ainda se encontra na África subsaariana e na Ásia, tendo sido já extinta na África do Norte e no Sudoeste Asiático. Na União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o leão é classificado como “vulnerável“. Os principais motivos que colocam a espécie em risco de extinção é o seu reduzido número populacional, a mudança e a redução de seus habitats naturais e a caça indiscriminada.

Aproximadamente constitui-se de 30 mil a 100 mil a população de leões africanos. Já os leões asiáticos teriam sua população reduzida para 350 espécimes e colocados em situação de “perigo” pelo IUCN.

O REI DA SELVA

leao 1

Assim se diz sobre o leão, pois seu único predador é o ser humano. Este animal simboliza bravura e nobreza para várias civilizações. Seu titulo de rei também tem a ver com sua aparência, linda e majestosa mas, no fundo no fundo, ele não é nem o mais veloz, nem o mais inteligente nem o mais forte de seu habitat.

UM DOS MAIORES DO REINO ANIMAL

O leão é o segundo maior felino do mundo. Seu tamanho pode alcançar 3 m de comprimento e ele pode pesar 250 quilos.

Os machos podem pesar de 150-250 kg; as fêmeas de 120-185 kg.

Os machos podem medir de de 2,6 a 3,3 m; as fêmeas: de 2,4 a 2,7m.

EXPECTATIVA DE VIDA

Sua expectativa de vida é de 15, 20 anos de idade, mas em cativeiro podem chegar a 30.

O SOM DO REI

leao 2

O rugido de um leão pode ser ouvido em até 9 km de distância, dizem que é o mais assustador e grandioso dos sons emitidos pelos animais selvagens. O som comunica a posição de uma alcateia à outra.

ALIMENTAÇÃO

Carnívoros por natureza, alimentam-se de animais como zebras, veados, antílopes, búfalos, girafas. Eles conseguem comer de 20 a 30 kg de carne de uma só vez.

As fêmeas precisam de aproximadamente 5 kg de carne por dia e os machos de mais de 7 kg.

HÁBITOS

São de hábito crepuscular (fim de tarde), vivem em bandos de até 30 leões (entre machos, fêmeas e filhotes). Quando ficam velhos, feridos ou doentes, os leões se isolam de seu bando. A comunidade leoninia não é hierarquizada. Os machos lutam entre si para disputar a fêmea e vence quem for o mais forte. A fêmea é quem caça e o macho defende o território e protege as crias e as fêmeas.

VIDA REPRODUTIVA

O leão é um rei do sexo, se acasala continuamente (podem repetir o ato por 50 vezes seguidas dentro de um dia), suas fêmeas são sempre dispostas aos machos, exceto durante a gestação e o aleitamento.

Do casal nascem de 2 a 4 filhotes depois de uma gestação de 100 a 119 dias.

leao 3

Os filhotes nascem com uns 2 quilos de peso, têm os olhinhos fechados que se abrem somente depois de 10 dias do nascimento. Eles mamam até os 6 meses de idade mas, já com 3, 4 meses de vida, eles já acompanham as fêmeas para caçar. Com 1 ano eles estão prontos para arrebatar uma presa e com 2 anos já fazem suas caçadas sozinhos. Com 3, 4 anos têm maturidade sexual e podem se reproduzir.

A JUBA DO REI

Muito da sua aparência imponente e majestosa vem de sua juba que faz parecer com que o bicho seja maior do que ele é. A juba pode chegar a medir 24 cm de comprimento, linda e loira vai escurecer com o passar dos anos ficando avermelhada, amarronzada e preta.

Somente os machos têm juba e este é um dimorfismo claro entre os gêneros, coisa que na família dos felinos (Felidae) é raro de acontecer.

CURIOSIDADES

familia leo

Aqui vão algumas características que você não esperava sobre o rei da selva:

Se um leão macho tomar uma alcateia, ele mata todos os filhotes para gerar os seus descendentes se acasalando com as fêmeas.

Dorminhocos, dormem entre 16 horas e 20 horas durante o dia e se tornam ativos a partir do crepúsculo, têm ótima visão noturna o que lhes favorece a caça noturna.

Eles têm super dentes, trituradores das carnes mais duras existentes mas, mesmo assim, eles conseguem engolir pedaços inteiros de carne. Seus caninos medem cerca de 6 cm.

Não são muito velozes, o grande peso muscular deles não lhes permite ultrapassar os 58 km/h mas, em curtas distâncias podem correr a uma velocidade de até 80 km/h. Porém, o mais interessante é que são grandes saltadores, seus pulos podem chegar até os 11 metros de altura!

DOCUMENTÁRIOS SOBRE LEÕES

Se você é apaixonado por este animal, saiba que existem alguns documentários interessantes para aprofundar seus conhecimentos sobre o rei da selva:

Leões da Noite Africana – (1987) – 60 min – Documentário da National Geographic,

Leão – As regalias de um rei – (1996) – 54 min – Documentário da Discovery Channel,

Pernalonga. Mundo dos Leões – (1997) – 50 min – Documentário Infantil.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...